Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Primula obconica

Prímula, pão-e-queijo, primavera

Seu nome deriva de primus ou primo vere, em latim, significando algo assim como a primeira flor da primavera, conceito que não se aplica no nosso país. Devido aos invernos sem neve, pelo menos na maior parte do Brasil. Elas luzem suas perfumadas flores multicoloridas em pleno inverno e o fazem de forma graciosa, tanto nos canteiros do jardim como em vasos e jardineiras de pátios, sacadas e terraços. Exigem, apenas, sombra e água fresca, isto é: nada de sol forte, especialmente o do meio-dia e o da tarde e um solo úmido estruturado com um bom substrato para reter as águas das chuvas e das regas e um pouco de areia lavada, facilitando uma boa drenagem. Ah! Também recomendo cortar as flores assim que começarem a murchar, isto estimula o surgimento de novas que podem durar quase dois meses, desde que alimentadas adequadamente com fertilizantes ricos principalmente em fósforo e potássio, além de micronutrientes como enxofre, cálcio e magnésio.

Ouvi falar sobre a toxicidade, colocando em perigo cães e gatos, inclusive provocando alergias cutâneas nas pessoas. Mas a minha experiência com elas nunca trouxe qualquer problema, mesmo nos meus pets.

Sinônimos estrangeiros: poison, germanprimrose (em inglês); e bao chun (em China); prímula, primavera (em espanhol); primevère obconique, printemps (em francês); becherprimel (em alemão); fönsterviva (em sueco).

  • Família: Primulaceae
  • Características: Planta herbácea anual.
  • Porte: 25 centímetros.
  • Fenologia: Inverno e primavera.
  • Cor da flor: Roxa, rosa, vermelha, salmão, laranja, azul e branca, escurecendo na medida em que envelhecem.
  • Origem: Províncias de Yunnan e Sichuan, China.
  • Clima: Subtropical/temperado, com temperaturas entre 10° e 18°.
  • Luminosidade: Meia Sombra

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.