Fraxinus americana
freixo, freixo-branco, freixo-americano, árvore-do-céu
Uma árvore da mesma família das oliveiras, muito usado na arborização de ruas em sua região nativa. Pode ser encontrada em uma variedade de habitats, incluindo florestas mistas, margens de rios e áreas úmidas. As folhas são compostas, geralmente com 7 a 9 folíolos de formato ovado, com margens serrilhadas e as flores são pequenas, agrupadas em cachos. O fruto é uma sâmara, que é uma pequena semente com uma estrutura alada para ajudar na dispersão pelo vento.
Ele possui uma folhagem atraente que varia de cor estacional agregando beleza visual a qualquer jardim ou paisagem. A copa é ampla e densa, tornando-a excelente para fornecer sombra em parques, praças e jardins. É tolerante a uma variedade de climas, desde regiões mais frias até regiões com verões mais quentes. Comparada a outras árvores, a taxa de crescimento do freixo-branco é relativamente rápida, o que permite que se estabeleça rapidamente e comece a fornecer sombra e valor estético em um curto espaço de tempo, sendo indicada para as regiões serranas do sul do Brasil.
É reproduzido por sementes maduras no outono, após as vagens das sementes terem secado na árvore. As sementes são aladas e estão dentro de uma vagem. Para melhorar a taxa de germinação, pode-se realizar uma estratificação fria, misturando as sementes com areia úmida ou esfagno e colocando-as em um saco plástico lacrado ou recipiente hermético, mantendo-as na geladeira por cerca de 60 a 90 dias. Após a estratificação, devem ser semeadas em um substrato apropriado para germinação. As sementes geralmente germinam em 2 a 3 semanas.
- Sinônimos estrangeiros: white ash, american ash, (em inglês); fresno blanco, fresno americano, (em espanhol); frêne blanc, frêne d’Amérique, (em francês); amerikanische esche, weiße esche, (em alemão); frassino americano, (em italiano).
- Família: Oleaceae.
- Características: árvore caducifólia.
- Porte: 18 a 25 metros de altura.
- Fenologia: de outubro a novembro.
- Cor da flor: verde-claro ou púrpura.
- Cor da folhagem: verde escuro brilhante na primavera/verão e púrpura, rósea ou amarelada no outono.
- Origem: sudeste do Canadá, em Nova Escócia e na Flórida, Texas, Carolina do Norte, Wyoming e Colorado, nos Estados Unidos.
- Clima: temperado/subtropical.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.