Freesia x hybrida
frésia, junquilho

Foto de Alvesgaspar, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
São mais de 15 as espécies de frésias, todas elas com flores campanuladas e muito perfumadas. Mas esta é a mais popular na jardinagem por causa de sua fragrância intensa e o colorido das pétalas.
Nos jardins fica muito atrativa quando forma maciços, na frente de arbustos de tamanho médio, assim como em vasos e como flores de corte. Deve ser cultivada em solos férteis e adubada om farinha de ossos e o fertilizante Forth Flores na época em que florescem, assim como irrigadas duas vezes por semana, na parte da manhã, durante esse período. Após a florada as regas devem ser suspensas, as folhas secas cortadas e os bulbos guardados em local seco e escuro.

Foto de Buchio Takano, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
As flores aromatizam muitos perfumes e colônias, como a da Jo Malone, da Yardley ou do Armani Acqua Di Gio, for Men. Seu nome científico foi dedicado em honor do médico alemão Friedrich Heinrich Theodor Freese (1795-1876). A frésia simboliza inocência, fé e amizade na linguagem das flores. Como flor de corte, dura muito tempo em um vaso com água, proporcionando um aroma muito delicado e nada enjoativo.

Foto de Geoff McKay from Palmerston North, New Zealand, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
É reproduzida pela divisão das plantas que se formam em torno da planta mãe e também por sementes.
- Sinônimos estrangeiros: freesia hybrid, (em inglês); fresia, fresilla, (em espanhol); freesia, muguet du cap, (em francês); freesien, (em alemão); fresia ibrida, (em italiano).
- Família: Iridaceae.
- Características: herbácea bulbosa.
- Porte: 30 a 50 centímetros de altura.
- Fenologia: inverno e início da primavera.
- Cor da flor: rosa, branco, alaranjado, amarelo, azul, lilás e púrpura.
- Cor da folhagem: verde escuro.
- Origem: África do Sul.
- Clima: temperado/subtropical.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Qta informação interessante vc nos traz, Raul Cânovas. Obrigada por existir.
Ah, Maria Helena, você me dá uma grande alegria com seu comentário!!!
Abraços