Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Gardenia jasminoides

jasmim-do-cabo, gardênia

Este arbusto, que homenageia Alexander Garden (1730-1791), médico escocês, botânico e zoólogo que se instalou em Charleston, Carolina do Sul em 1752, é um dos mais populares entre os florífero, tanto pelo perfume de sua florada como pelo brilho da folhagem. Seu cultivo na China data da dinastia Song (960-1279 d.C.), quando suas flores foram retratadas em pinturas, como também na dinastia Yuan (1271-1368) e na dinastia Ming (1368-1644) nas delicadas porcelanas.

Com folhas brilhantes, verde-escuras, coriáceas e de formato oval, suas flores grandes e serosas desprendem uma fragrância inconfundível, podendo ser simples ou dobradas. A floração ocorre em meados da primavera e início do verão estendendo-se até o outono.

Existem cerca de 250 espécies conhecidas e elas podem ser cultivadas sem podas de adensamento, apenas de limpeza. Com maior ventilação a gardênia fica menos suscetível a doenças. Pode ser plantada isoladamente ou em grupos, podendo formar cercas-vivas. O ideal é realizar a poda após a floração.

O cultivo deve ser feito, preferentemente, em áreas que recebam o sol matutino, em solos férteis, ácidos (pH de 5,5 a 6,5) e com boa drenagem, enriquecidos com matéria orgânica e regas regulares. São muito aproveitadas, além dos canteiros, em vasos, em sacadas e em pátios. Multiplica-se por estaquia de ramos semilenhosos após a floração.

As gardênias podem sentir a falta de ferro quando se mostram com folhas amareladas e se ressentem da perturbação radicular ocasionada por árvores quando cultivadas sob a copa delas. O gotejamento irrigando estes arbustos irá manter a água livre da folhagem e das flores e evitar as manchas foliares e o murchamento dos botões florais.

  • Sinônimos estrangeiros: cape jasmine, cape jessamine (em inglês); gardénia, cape jasmine, gardenie; jasmin du cap (em francês); gardenia, jazmín del cabo (em espanhol); gandhraj (em Índia); blueten-gardenie (em alemão); chih-tzu (em chinés); jasmijn, kaapse; knoopsgatbloem (na Holanda).
  • Família: Rubiaceae.
  • Características: Arbusto.
  • Porte: 1,50 a 1,60 m de altura.
  • Fenologia: Primavera, verão e inicio do outono.
  • Cor da flor: Branca, amarelada quando amadurecida.
  • Cor da folhagem: Verde-escura e brilhante
  • Origem: Sul da China, Taiwan, Japão, Vietnã, Coréia, Mianmar e Índia.
  • Clima: Temperado, subtropical ou tropical de altitude. Não suporta geadas.
  • Luminosidade: Sol levemente filtrado.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

16 Comments

  1. Minha gardenia chegou a semana passada. Tinha 2 flores abertas e vários botões. De uma hora para outra as flores murcharam.Vocês podem me auxiliar para ela não morrer? Agradeço desde já.

    • Ruth,

      Vou te dar alguns conselhos para cuidar da gardênia;

      – Regue-a de modo a deixar o solo úmido, nunca encharcado;
      – Ao regar orvalhe a folhagem e as flores, sempre nas primeiras horas da manhã;
      – Posicione a planta em um local sombreado. Nas primeiras semanas não a exponha ao sol;
      – Por enquanto não use qualquer adubo, aguarde 3 semanas para colocar 400 gramas de torta de algodão, afofando o solo para penetrar melhor.

      Abraços

  2. Oi Raul. Tudo bem?
    Tem um cliente meu que está querendo uma árvore dentro da casa dele.
    Então eu gostaria que vc me indicasse que espécie pode ser plantada para que as raizes não destrua pisos .
    Qual altura devo planta lá. Oba. A casa está sendo construída ok.
    Te aguardo,
    Bj

    • Olá Rosângela,

      Tudo bem comigo, e com você?

      Essa árvore deveria ser adequada para sombra e de baixo porte. então recomendo:

      Dizygotheca elegantissima – arália-elegante;
      Schefflera actinophylla – cheflera-alta;
      Aglaia odorata – aglaia;
      Ficus aspera – figueira-palhaço (FOTO);
      Ficus lyrata – figueira-lira.

      Bjs

  3. Oi Raul..desde q comecei a me interessar pelas espécies e conheci o Jasmim do Cabo achei q foi trazida do Cabo,pelos portugueses. Mas vc n se refere a isso. Vc tem idéia do pq ser chamada popularmente com esse nome ?

    • Oi Maria Helena,

      Sinceramente não sei por quê é chamada de jasmim-do-cabo. É difícil saber sobre os nomes populares das plantas.

      Abraços

  4. Ola Raul, tenho uma cerca viva de jasmim do cabo suas folhas estao crescendo menores e seus galjhos estão com uma cobertura de musgo. o que posso fazer?

    • Olá Adriana,

      As folhas estão cobertas por uma fuligem preta? Se é isto elas estão com fumagina. Ela aparece em forma de uma camada escura e gordurosa, similar à fuligem e é causada por fungos que surgem nos excrementos de cochonilhas e pulgões. O jasmim-do-cabo é a vítima mais comum desse fungo.

      Lave as folhas com uma calda de sabão de coco e posteriormente pulverize com óleo mineral a 1%.

      Abraços

  5. Sao muito sujeitas a fumagina
    Como combate las?

    • Olá Regina,

      É fácil combater a fumagina. Ela aparece em forma de uma camada escura e gordurosa, similar à fuligem e é causada por fungos que surgem nos excrementos de cochonilhas e pulgões. O jasmim-do-cabo é a vítima mais comum desse fungo.

      Lave as folhas com uma calda de sabão de coco e posteriormente pulverize com óleo mineral a 1%.

      Abraços

  6. Olá !!! Gostaria de comprar uma gardenia pra cultivar em vaso na minha varanda, mas meu receio está no excesso de sol, pois a minha varanda está voltada para Noroeste sem barreiras. Moro no Rio de Janeiro. Ela é uma planta resistente ao sol forte ? Muito Grata !!!

    • Olá Simone,

      Sim, a Gardenia jasminoides cresce bem a pleno sol. Nessa situação ela se livra de doenças e pragas.

      Talvez o único motivo que ela pode estranhar é a falta de temperaturas baixas no inverno. Mas pode cultiva-la, ela vai gostar!

      Abraços

  7. Por favor, me perdoe a pergunta. Mas como faço para meu de Gardenia, wue já tem mais de 5 anos botar flor. O meu sonho é ver uma no pé.

    • Alice,

      Para estimular a floração da gardênia, adube-a com 1/2 kg de farinha de ossos, espalhada em volta do tronco principal e afofada superficialmente em seguida. Pulverize também com o fertilizante Líquido Forth Flores.

      Isto incentivará a floração de seu jasmim-do-cabo.

      Abraços

  8. O meu Jasmim do Cabo está com os galhos, ramos e brotos secando. Brasíia está com baixa humidade no ar, mesmo com (poucas) chuvas e estou regando as minhas plantas na varanda do apto 2 vezes por dia, já a minha Amoreira Portuguesa Gigante está bombando, toda verde e metida rs.
    O que fsço com o meu Jasmim do Cabo?

    • João,

      Entre as doenças mais comuns do jasmim-do-cabo está a podridão da raiz.

      A podridão da raiz é comum nos jasmins do cabo que são excessivamente regados ou que estão crescendo em solo com drenagem deficiente. Os fungos se aproveitam da planta estressada e destroem os tecidos das raízes, fazendo com que fiquem marrom, pretos ou mole. Você pode notar que sua planta está amarelando, com as folhas mais velhas afetadas primeiro – ela pode aparecer gradualmente ou causar uma súbita e generalizada murcha em sua gardênia. Muitas vezes você pode salvar plantas com podridão de raízes cavando-as, podando raízes danificadas e replantando-as em um local com melhor drenagem e mais luz solar. Tenha cuidado para apenas regar quando as duas polegadas superiores do solo estiverem secas ao toque para evitar problemas futuros.

      Abraços