Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Graptophyllum pictum

graptofilo, planta-caricata, café-con-leche

Desenvolvendo melhor em solos úmidos e bem drenados, ricos em matéria orgânica, ela tem as tonalidades das folhas acentuadas quando cultivada a pleno sol, embora suporte bem a sombra nela perde um pouco a coloração. Essas folhas contêm saponinas e podem ser usadas como substituto do sabão. As folhas vermelhas são usadas ​​na medicina popular da Indonésia, com resultados anti-inflamatórios. Talvez por causa das manchas de suas folhas, que se assemelham ao perfil de um rosto humano, é conhecida como ‘planta-caricata’.

O gênero ” Graptophyllum” é derivado do grego ” graptos ”  que quer dizer pintado ou escrito e ” phyllon ” folha.

Deve ser aproveitada no paisagismo, formando renques ou grupos, dando assim um efeito cenográfico de destaque ao conjunto.

  • Sinônimos estrangeiros: caricature-plant, jamaican cróton, (em inglês); black adulsa, (em Índia); plante caricature (em Francês); karikaturanlage, (em alemão).
  • Família: Acanthaceae.
  • Características: Arbusto.
  • Porte: 2,00 a 2,50 m.
  • Fenologia: insignificante.
  • Cor da folhagem: Com desenhos irregulares da cor creme ou verde-arroxeados e rosados.
  • Origem:  Nova Guiné.
  • Clima: Tropical/subtropical (não tolera temperaturas inferiores a 12°).
  • Luminosidade: sol pleno, meia-sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

13 Comments

  1. Onde encontro delas aqui em Sp ABC ou capital?! Nas floriculturas aqui nao acho

  2. Boa tarde tenho uma bem grande no meu quintal mes eu replantei e ela e ficou murcha

    • Bom dia Fernando,

      Elimine as folhas mais velhas com a ajuda de um canivete ou tesoura bem amolados. Pulverize a muda com água pura todas as manhãs. Isto irá revigorar a planta!

      Abraços

  3. Boa tarde tenho uma bem grande no meu quintal mad eu replantei e ela ficou murcha

  4. Estou com uma mudinha linda em um vaso pequeno. Não possui valor comercial… percebi, mas algumas pessoas a confunde com o croton. A deixarei em um vaso dentro de casa sob luz de uma janela e como disse ela está lindaaa. Mesmo quando temos uma planta que está “fora do circuito de moda” devemos cultiva-la mesmo assim. Aguardando seu crescimento!!

    • Sim, Karolina,

      Seu Graptophyllum pictum ‘Tricolor’ vai gostar de estar perto de uma janela!

      E crescerá bonito!!!

      Abraços

  5. Olá Raul! Primeiro, parabéns pelo blog, e obrigado por fazer a apresentação da Graptophyllum pictum. Eu gostaria que você tirasse algumas dúvidas minhas com relação a essa planta. Eu comprei uma muda e coloquei em um vaso grande (como mostro na foto). Moro no litoral sul de SC, sul do Brasil, que faz bastante frio. A muda está debaixo de um pergolado coberto pelos ramos de um pé de maracujá. Ou seja, pega pouco sol. Ela está bem regada, pois choveu muito na nossa região. Eu gostaria de saber se essas condições são ideais ou eu devo fazer alguma mudança. Estou preocupado porque a Graptophyllum está perdendo bastante folhas nestes últimos dias.

    • Olá Murilo,

      Acredito que a causa da perca de folhas de seu Graptophyllum pictum seja por causa das baixas temperaturas. Nesta época de inverno regue menos, apenas para manter a terra quase seca, isto é com pouca umidade e não use nenhum adubo até o final de setembro.

      Abraços

      • Olá Raul! Muito obrigado pelas orientações. Vou tomar cuidado com esta planta. Achei uma pena seu blog não avisar nos emails o retorno do seu comentário. Só voltei aqui porque justamente senti falta deste retorno. Será muito legal receber por email suas postagens. Mas, mais uma vez, parabéns pelo blog.

        • Você merece, Murilo! Agradeço sua sugestão.

          Abraços

  6. Eu ganhei uma mudinha mais nunca tinha visto

    • Ah, que bom, Diana, desfrute dela!!!

      Abraços