Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Grevillea robusta

Grevilea, carvalho-sedoso

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Uma árvore ótima para ser usada como quebra-ventos, inclusive em 1975, o Instituto Brasileiro do Café recomendou a espécie com a finalidade de reduzir a ação dos ventos sobre essa cultura. Ela suporta longas estiagens e suas flores douradas atraem abelhas. As folhas, de tonalidade verde clara, são similares com alguma das samambaias e o formato da copa é colunar, sendo as raízes profundas.

Ela é uma árvore que suporta uma variação grande de temperaturas. Em seu habitat tolera temperaturas de até -1°C, sem prejuízo ou dano aparente para seu crescimento, já como exótica, resiste temperaturas inferiores à -5°C.

Foto ed Rickjpelleg assumed (based on copyright claims)., CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

No paisagismo pode ser empregada de modo isolado e nos limites do terreno, para ser contemplada melhor. Seu crescimento é rápido  e prospera bem nas regiões costeiras.

Seu nome é uma homenagem a Charles F. Greville (1749 – 1809) um dos fundadores da Royal Horticultural Society, em Londres.

A propagação é feita por sementes, em outono ou inverno ou por estacas com 35 centímetros de comprimento, enterradas em um solo leve, com vermiculita por exemplo, em local sombreado.

Foto de Bidgee, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

  • Sinônimos estrangeiros: southern silky oak, silk oak or silky oak, silver oak, australian silver oak, (em inglês); roble australiano, roble sedoso, roble australiano, roble plateado, árbol de fuego, pino de oro, (em espanhol); chêne soyeux d’Australie, chêne gris, (em francês).
  • Família: Proteaceae.
  • Características: árvore perenifólia.
  • Porte: de 15 a 25 metros quando cultivada ou 30 a 40 metros de altura na mata de origem.
  • Fenologia: primavera.
  • Cor da flor: amarelo dourado.
  • Cor da folhagem: verde claro.
  • Origem: costa leste da Austrália.
  • Clima: subtropical/temperado.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comments

  1. Bom dia Raul, acho que a minha pergunta já foi respondida na resposta dada ao Sergio. Eu moro num sítio e plantei umas grevíleas na entrada, junto a um caminho de blocos intertravados, e a uns poucos metros de umas frutíferas. Acredito que com o tempo vai dar problemas para as duas coisas (devido às raízes), não é mesmo? Gracias!

    • Bom dia Marcela,

      O sistema radicular da Grevillea robusta é vigoroso, a árvore deve ser plantada com uma boa distancia de outras árvores, além disto a sombra dela pode prejudicar suas frutíferas.

      Abraços

  2. Bom dia , Sou de Londrina Norte do Parana , onde posso comprar muda ou semente dessa arvore , achei essa arvore muito bonita ..Obrigada

    • Boa tarde Margareth,

      Tente comprar no Viveiro Novo Mundo, em Londrina: telefone (43) 3328-5175.

      Abraços

      • Bom dia! Meu vizinho tem uma enorme nos limites do terreno dele com o meu aqui em Porto Alrgre. Minha sacada e de outro vizinho, além de autos, foram danificados pela queda de galhos da gravileia robusta demais de 20m. Minha preocupacao com as pessoas do prédio só cresce… você sabe dizer se as raízes podem ser agressivas para a superfície, pois nossa garagems está toda “oca” embaixo do concreto e as placas estão ficando tortas e quebradas. As raízes se espalham horizontal ou verticalmebte? Muito grato!

        • Sergio,

          O sistema radicular da Grevillea robusta é vigoroso e deveria ser plantada a 15 metros de distância da garagem.

          Abraços

Secured By miniOrange