Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Guazuma ulmifolia

mutamba, mutambo,  araticum-bravo, cabeça-de-negro, mucungo, fruta-de-macaco, embireira, pau-de pomba, guamaca, pojó, guaxima-torcida, guaxima-macho

Foto de Franz Xaver, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A árvore é encontrada em florestas e bordas úmidas, áreas degradadas e ao longo de rios e córregos, desempenhando um papel importante no ecossistema como parte da vegetação nativa, fornecendo habitat e alimento para várias espécies de animais. Ela proporciona sombra e impacto visual em um curto espaço de tempo, sendo ideal para áreas de diferentes tamanhos, desde pequenos jardins até grandes avenidas. Por ser um isolante acústico natural, atenua o ruído do trânsito e outras fontes sonoras, proporcionando mais tranquilidade em ambientes urbanos. Sua folhagem densa e crescimento rápido a tornam perfeita para delimitar áreas e fornecer privacidade.

Foto de J.M.Garg, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

As flores são pequenas, com cerca de 3 mm de comprimento, e crescem em inflorescências agrupadas. Não são particularmente vistosas, mas desempenham um papel importante no ecossistema, pois fornecem néctar para abelhas e outros polinizadores

O nome é de origem mexicana e ulmifolia vem do latim e significa folha de Ulmus, fazendo referência à semelhança das folhas da Guazuma ulmifolia com as do olmo-europeu (Ulmus europaea). Já os nomes populares mais comuns como mutambo, têm origem no termo quimbundo “mu’tamba“, que significa fruta dura. Essa referência se deve à casca grossa e dura dos frutos da planta.

Foto de Dick Culbert from Gibsons, B.C., Canada, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

As sementes da Guazuma ulmifolia podem ser coletadas dos frutos maduros da árvore. É importante escolher frutos que estejam completamente maduros e sem sinais de rachaduras ou danos e devem ser lavadas em água corrente para remover a polpa dos frutos. Em seguida, elas devem ser secas ao sol por alguns dias e semeadas diretamente no solo, em área que receba luz solar indireta, com boa drenagem. As sementes devem ser regadas regularmente, evitando encharcar o solo. Geralmente germinam em 2 a 4 semanas.

  • Sinônimos estrangeiros: guácimo liso, cacao cimarrón, guapomo, (em espanhol); mexican mesquite, bastard mahogany, guatemalan rubber tree,  (em inglês); guazuma, (em italiano); bois de guayacan, faux mahogany, guapier, (em francês); bastardmahagoni, mittelamerikanischer gummibaum, mexikanische mesquite, (em alemão); gǒu gǔ tóu shù, (em chinês); nise mahōganī, (em japonês).
  • Família: Malvaceae.
  • Características: árvore caducifólia.
  • Porte: 8 a 16 metros de altura.
  • Fenologia: primavera.
  • Cor da flor: amarelada ou esverdeada.
  • Cor da folhagem: verde-escura na parte superior e verde-mais-clara na parte inferior.
  • Origem: México, América Central até tudo o território brasileiro.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Ola Raul,
    Será que ela se daria bem no Rio de Janeiro?
    Um abraço,
    Barbara

    • Olá Bárbara,

      O Rio de Janeiro possui um clima tropical, caracterizado por altas temperaturas e uma boa distribuição de chuvas ao longo do ano, o que é adequado para o crescimento da Guazuma ulmifolia.

      Abraços

Secured By miniOrange