Handroanthus heptaphyllus
ipê-rosa, ipê-roxo, ipê-comum, ipê-preto, ipê-roxo da mata, ipê-do-cerrado
Seu tronco tem um diâmetro entre 40 a 60 centímetros e a madeira dura e resistente é muito valorizada na indústria madeireira. As folhas são compostas por 5 a 7 folíolos, o que lhe confere o nome específico “heptaphyllus” (sete folhas) e são de coloração verde escura na parte superior e mais claras no dorso. As flores grandes e levemente perfumadas, surgem no final do inverno e início da primavera, atraindo diversas espécies de abelhas, borboletas e beija-flores, transformando a árvore em um espetáculo da natureza. É tolerante a estiagem, mas pode sofrer em solos muito encharcados. Suas raízes ajudam a proteger o solo contra a erosão e a compactação.
Devido ao seu porte imponente e à beleza de suas flores, o Ipê-rosa é amplamente utilizado em projetos de arborização urbana, seja em jardins residenciais, parques, praças ou avenidas, ele proporciona sombra, embelezando o ambiente e melhorando a qualidade de vida da população.
Uma lenda conta a história de um guerreiro indígena que, amava uma jovem moça de sua tribo. Antes de partir para a guerra, ele prometeu a ela que, se algo acontecesse, ele retornaria na forma de uma árvore que floresceria em cor vibrante. Após a morte do guerreiro, um ipê-roxo floresceu exatamente onde ele havia sido enterrado, e a moça, ao ver as flores, soube que ele havia cumprido sua promessa, simbolizando amor eterno e lealdade.
A propagação é feita por sementes, que têm alta capacidade de germinação.
- Sinônimos estrangeiros: purple trumpet tree, pink lapacho, (em inglês); lapacho negro, (em espanhol); tajý, (em guarani);
- Família: Bignoniaceae;
- Características: árvore caducifólia e pioneira;
- Porte: 10 a 25 metros de altura;
- Fenologia: agosto até setembro;
- Cor da flor: rosa intenso;
- Cor da folhagem: verde escura na parte superior e mais claras na parte inferior;
- Origem: México até o norte da Argentina, incluindo Bolívia, Paraguai e o Brasil, principalmente no Cerrado e Mata Atlântica;
- Clima: tropical/subtropical;
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.