Handroanthus vellosoi
ipê-tabaco, piúva, ipê-cascudo, ipê-amarelo, pau-d’arco, quiarapaíba, cavatã, ipê-da-mata, ipê-preto, ipê-uma, ipê-amarelo-da-casca-lisa, ipê-comum

Foto de amalavida.tv from Ecuador, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Esta árvore que surge nas florestas de altitude entre 900 e 1300 metros, é considerada símbolo do Brasil por decreto federal, assinado pelo presidente Jânio Quadros em 27 de junho de 1961. A grande diferença dela, quando comparada com os demais ipês-amarelos, é que a flor, levemente perfumada, possui a corola mais longa de todas e é procurada por abelhas, beija-flores, saíras, periquitos, tuins, cambacicas, sabiás e sanhaços. Outra particularidade é a casca espessa, cinza-esbranquiçada ou castanho-claro, de seu tronco com 40 a 70 centímetros de diâmetro, e seu porte colunar.

Foto de Stickpen, CC0, via Wikimedia Commons
A árvore é muito bonita, especialmente durante o inverno quando está florida, sendo uma escolha boa para a arborização de parques, avenidas e praças, assim como em amplos jardins.
Seu nome específico vellosoi alude ao sobrenome daquele que foi o primeiro a tentar descrever esse táxon, o sacerdote, professor, missionário e botânico brasileiro José Mariano da Conceição Vellozo (1742 — 1811).
Suas sementes devem ser postas para germinar, logo após de serem colhidas, em solo composto por um substrato organo-argiloso, as mudinhas devem ser transplantadas para canteiros quando alcançarem 4 a 6 centímetros. O desenvolvimento delas é rápido, ficando prontas para o plantio definitivo em menos de cinco meses.
- Sinônimos estrangeiros: golden trumpet tree, (em inglês); lapacho amarillo, guayacan, (em espanhol).
- Família: Bignoniaceae
- Características: Árvore caducifólia.
- Porte: 15 a 25 metros de altura.
- Fenologia: julho até setembro, quando ela fica completamente sem folhas.
- Cor da flor: amarelo dourado, em cachos.
- Cor da folhagem: verde médio.
- Origem: Brasil, em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás.
- Clima: tropical/subtropical.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.