Hedera canariensis
hera-batata, hera-redonda, hera-da-argélia

Foto de Bernd Sauerwein, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Além de ser uma trepadeira, a hera-batata é uma boa solução usada como forração, em lugar da grama, em especial sob a copa das árvores onde as gramíneas não prosperam. É ótima também para acarpetar barrancos íngremes, protegendo-os da erosão. Esta hera sarmentosa possui raízes adventícias, que as utiliza para se agarrar firmemente nos muros e nas árvores, as folhas são largas e trilobadas, com recortes um pouco profundos, de coloração verde escura, com nervuras claras.

Foto de David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Acontecem igualmente variedades com folhas matizadas com tonalidades amareladas e creme e todas podem ser pensadas como plantas com ramos pendentes em vasos e jardineiras. É muito tolerante à poluição urbana, diminuindo, inclusive, a temperatura do local.
O nome dela vem do latim, sendo a planta sagrada de Baco, era um hábito dos discípulos desse deus romano, enrolar a cabeça com ramos de hera.

Foto de Auckland Museum, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons
Todas as partes da planta, em especial os frutos, possuem substâncias tóxicas, em particular, saponinas, entre as quais a hederina, um poderoso irritante para as mucosas da boca e nariz.
É reproduzida mediante estacas com raízes em qualquer época.
- Sinônimos estrangeiros: canary island ivy, canary ivy, madeira ivy, italian ivy, poet’s ivy, yellow-berry ivy, (em inglês); hiedra, yedra, hiedra de Canarias, (em espanhol); lierre grimpant, (em francês); edera, (em italiano); gemeine efeu, gewöhnlicher efeu, efeu, (em alemão).
- Família: Araliaceae.
- Características: trepadeira ou reptante semi-lenhosa.
- Porte: os ramos se estendem por mais de 20 metros.
- Fenologia: verão, entretanto raramente floresce no nosso país.
- Cor da flor: amarelo-esverdeado.
- Cor da folhagem: verde escura, há uma variedade com folhas variegadas de branco e amarelo.
- Origem: norte da África, Líbia, Marrocos, Tunísia, Portugal, Ilhas Açores e Ilhas Canárias.
- Clima: temperado/subtropical, tolera geadas leves.
- Luminosidade: pleno sol, meia-sombra, sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.