Helianthus annuus
girassol

Foto de Laslovarga, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
O girassol, originário da América do Norte e América Central, foi cultivada pelos povos indígenas para alimentação desde o ano 1 000 a.C. e introduzida na Europa em 1510. Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol.

Foto de Jon Sullivan, Public domain, via Wikimedia Commons
A planta é caracterizada por sua grande inflorescência, que pode atingir até 30 cm de diâmetro. As flores são amarelas, mas também podem ser vermelhas, alaranjadas ou marrons. O girassol é uma planta oleaginosa, e seus frutos, chamados de sementes, são ricos em óleo e podem ser consumidos crus, torrados ou usados para fazer farinha e outros produtos alimentícios, sendo um ingrediente comum em saladas e outros pratos. Além disso, o óleo de girassol é um óleo vegetal nutritivo que é usado na culinária e na produção de cosméticos.

Foto de Amanda Slater from Coventry, West Midlands, UK, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Sua flor é aproveitada como flor de corte em arranjos florais. Existem dois grupos de variedades importantes: uniflor com haste única e uma flor terminal; multiflor com flores menores desde a base que são mais utilizadas na confecção de buquês. Por ser uma espécie que foi domesticada há milhares de anos, os botânicos acabaram por desenvolver muitas variedades, principalmente plantas não ramificadas, com grandes capítulos únicos e numerosas sementes para uso alimentício e na produção de óleo e plantas muito ramificadas, com mais de um capítulo floral para utilização ornamental.
Eles podem ser aproveitados no paisagismo, quando gigantes e ramificados podem ser pensados para renques junto aos muros e cercas, já os anãos são indicados para formar grupos em canteiros, sendo igualmente cultivados em vasos e jardineiras. Seu cultivo no Brasil é mais comum nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Para sua reprodução, as sementes devem ser plantadas em solo bem drenado e rico em matéria orgânica. A distância entre as plantas deve ser de 60 a 90 cm.
- Sinônimos estrangeiros: sunflower, (em inglês); tournesol, (em francês); girasol, (em espanhol); sonnenblume, (em alemão); girasole, (em italiano); xiàng rì guī, (em chinés); podsolnechnik, (em russo); himawari, (em japonês); haebaragi, (em coreano).
- Família: Asteraceae.
- Características: herbácea anual.
- Porte: de 1 a 3 metros de altura, mas existem variedades anãs que atingem apenas 45 cm de altura.
- Fenologia: primavera e verão.
- Cor da flor: principalmente amarela.
- Cor da folhagem: geralmente verde, mas pode variar de tons mais claros a mais escuros.
- Origem: América do Norte e América Central.
- Clima: temperado/subtropical ( não tolera geadas).
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.