Hydrocleys nymphoides
papoula-d’água, papoula d’água-amarela

Foto de Alex Popovkin, Bahia, Brazil from Brazil, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons
Esta planta aquática tem folhas coriáceas e arredondadas, com 5 a 20 centímetros de diâmetro, em forma de coração nas bases. Suas flores abrem duas horas depois do amanhecer, com três pétalas, 5 centímetros de diâmetro e duram um dia, mas florescem sucessivamente durante um longo período de verão. Cresce no lodo das águas pouco profundas, por vezes poluídas, como brejos, bordas de lago e charcos, devendo ser plantadas na parte rasa destes.

Foto de Vengolis, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Uma das suas qualidades é que protege os peixes do sol, possibilitando um refúgio de desova seguro, protegido de pássaros e outros predadores.
Uma história conta sobre uma jovem índia que estava doente e os pajés não conseguiam curar. Certo dia, uma velha índia disse que a flor da papoula d’água era um símbolo de esperança e se a jovem índia acreditasse nela se curaria. Ela olhou para a flor e disse: “Eu acredito, sei que você me curará.” A jovem índia começou a se sentir melhor. Ela se recuperou da doença e viveu uma vida longa e feliz.

Foto de Fan Wen, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
É multiplicada pela divisão dos rizomas. Para dividir esses rizomas, simplesmente separe um pedaço de rizoma com pelo menos um nó de crescimento. Plante-o em um substrato fértil e cubra-o com uma fina camada de água.
- Sinônimos estrangeiros: amapolita del agua, nenúfar de agua dulce, lirio de agua, ninfa de agua, nenúfar amarillo, flor de agua, (em espanhol); water poppy, water lily, water nymph, (em inglês); nénuphar d’eau douce, nénuphar jaune, nymphéa jaune, (em francês); ninfea d’acqua dolce, ninfea gialla, (em italiano); wasserlilie, gelbe wasserlilie, (em alemão); huáng shuǐ bǎi hé, shui bǎi hé, (em chinês); ōbana suiren, suiren, (em japonês).
- Família: Alismataceae.
- Características: aquática, decídua, rizomatosa e flutuante.
- Altura: 10 a 20 centímetros de altura.
- Fenologia: verão.
- Cor da flor: amarela clara com centro marrom-avermelhado.
- Cor da folha: verde-brilhante e escura.
- Origem: América Central, Venezuela, Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, norte da Argentina e Paraguai.
- Clima: tropical/subtropical.
- Luminosidade: pleno sol.
- Lodo: rico em matéria orgânica com profundidade de até 70 centímetros, onde os rizomas devem ser enterrados.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.