Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Hyssopus officinalis

hissopo, hissopo real, issopo hortelã

Foto de peganum from Small Dole, England, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Sua silhueta lembra um pouco a lavanda (Lavandula angustifólia), por causa das folhas estreitas e as flores perfumadas com uma tonalidade roxeou-azuladas, atraentes para as borboletas, os beija-flores e as abelhas, produzindo um mel aromático. É uma planta rústica, tolerando longos períodos de estiagem em solos pobres e pedregosos, com boa drenagem, precisando de muito sol. Seu uso, desde a Antiguidade pré-clássica, aparece no Evangelho segundo João, ela é a planta que os legionários, que custodiavam a cruz de Jesus de Nazaré, enfiavam na esponja, embebida também em vinagre, que lhe dão de beber.

Foto de Helge Klaus Rieder, CC0, via Wikimedia Commons

No paisagismo pode ser cultivada na forma de uma sebe baixa ou plantada ao longo de uma encosta para ajudar no controle da erosão. O hissopo se presta para o cultivo em vasos ou plantado ao longo de uma borda, assim como ​​em pequenos grupos no jardim.

Suas folhas são utilizadas como condimento aromático em ensopados e molhos e têm um gosto ligeiramente amargoso pelos taninos que contêm e um acentuado perfume mentolado, faz parte da fórmula do licor francês Chartreuse e o chá auxilia no tratamento da asma, rinite, resfriado comum, bronquite e sinusite, pelo seu poder expectorante, além de ser um bom diurético.

Foto de Jacy Lucier, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A palavra hissopo vem do grego azob, erva sagrada empregada para limpar locais sagrados.

É reproduzida por sementes entre meados de outono e começos de primavera, semeadas em canteiros sombreados, sendo depois as mudinhas transplantadas, com uma distância de 60 centímetros entre elas ou também por estacas, separadas dos ramos e com várias gomos pouco antes da floração, na primavera ou depois no outono.

  • Sinônimos estrangeiros:  hyssop, (em inglês);  hisopo,(em espanhol); essigkraut, ysop, (em alemão); hysope, (em francês); isopo, (em italiano).
  • Família: Lamiaceae.
  • Características: arbusto perene.
  • Porte: 40 a 80 centímetros de altura.
  • Fenologia: verão, inicio do outono.
  • Cor da flor: roxeou-azulada.
  • Cor da folhagem: verde escura.
  • Origem: Mediterrâneo, Médio Oriente e a costa do mar Cáspio.
  • Clima: temperado ou subtropical. Tolerante às geadas.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Holla Raul, moro em natal e aqui é muito difícil acesso a aulas de paisagismo. Você poderia me indicar alguns livros? Obrigado

    • Olá Giovanni,

      Você pode adquirir meus livros clicando em: https://www.jardimcor.com/# e entrando na seção “Livros”. Nela poderá encontrar vários títulos ligados ao paisagismo.

      Enviarei autografado!

      Abraços

Secured By miniOrange