Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Ilex aquifolium

azevinho, azevim, azevinheiro, pau-azevim, sombra-de-azevim

Ilex aquifolium

Está aqui uma planta tipicamente natalina na Europa e Estados Unidos, onde é usada para fazer coroinhas, colocadas nas portas das casas em dezembro. O costume é antigo e herdado dos celtas que transmitiram isto ao povos anglo-saxões e, também, dos povos nórdicos que a consagravam ao deus Baldur. Os druidas, sacerdotes celtas, cortavam com uma foice de ouro um ramo de azevinho, no solstício de inverno, por volta do dia 21 de dezembro, acreditando que, por suas folhas terem uma cor tão intensa mesmo no inicio do inverno, simbolizavam a vida eterna. Os romanos pré-cristãos o consideravam uma planta do deus Saturno cuja festividade do Sol Invictus era celebrada no dia 25 de dezembro; por este motivo, a planta ficou sempre profundamente associada ao Natal.

Atualmente é costume, no Hemisfério Norte, pendurar ramos desta planta nas portas e janelas. Segundo uma tradição, se duas pessoas se cruzam diante desse enfeite, devem beijar-se.

Ilex aquifoliumO azevinho, que tem um crescimento lento e pode viver mais de 100 anos, deve ser cultivado em regiões de invernos marcantes. É interessante lembrar que os paisagistas paulistas do século XIX o utilizavam bastante nos seus projetos. Atualmente existem híbridos, cultivados em Rio Grande do Sul, de porte baixo como: I. angustifolia, I. Ferox, I. cornuta e outros com folhas matizadas de amarelo ou cremes: I. aquifolium “argentea marginata”, I. aquifolium “aurea marginata”, I. aquifolium “Golden van Tol”, etc.

  • Sinônimos estrangeiros: holly, Christmas holly,common holly, english holly, european holly, (em inglês); muérdago, ilex, acebo, (em espanhol); agrifoglio, aquifoglio, alloro spinoso, pungitopo maggiore (em italiano); Houx de Noël, (em francês); Ilex Weihnachten, (em alemão).
  • Família: Aquifoliaceae.
    Características: arbusto ou arvoreta de formato cônico.
  • Porte: 3,00 a 6,00 m.
  • Fenologia: primavera.
  • Cor da flor: Branca, melífera e perfumada, resultando em frutos vermelhos, apenas nas plantas femininas já que a espécie é dioica; muito decorativos, geralmente no outono.
  • Cor da folhagem: verde bem escuro e brilhante. As folhas, com bordas dotadas nas margens de espinhos, são onduladas e coriáceas.
  • Origem: Sul da Europa, até o N. de Alemanha, Norte da África e Oeste da Ásia, onde é encontrado em estado nativo ate a 1.500 metros acima do nível do mar.
  • Clima: Temperado.
  • Luminosidade: sol pleno ou meia-sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

5 Comments

  1. Boa tarde, Raul.
    Colhi um pequeno galho de uma planta parecida com esta na rua vizinha, cultivei em um copo de água e desse galho surgiu essa planta, a qual plantei em um vaso maior e hoje está muito bonita. Está florindo bastante agora. Mas só frutificou uma única vez uma única fruta. Gostaria de saber se é Azevinho mesmo (do tipo arbusto, de menor porte) e quais os principais cuidados a tomar.
    Obrigado.
    Adilson Lima

    • Bom dia Adilson,

      É uma Malpighia coccigera, espécie da família das Malpighiaceae , nativa do Caribe. É comumente conhecido como azevinho de Cingapura ou azevinho-anão, devido ao formato de suas folhas , mas não é um verdadeiro azevinho. Suas flores brancas são seguidas por bagas vermelhas. As frutas são as preferidas pelos pássaros que dispersam as sementes através dos excrementos.

      Cresce melhor em um solo úmido, bem drenado, a pleno sol ou sombra clara. A planta é tolerante a uma grande variedade de solos. Da primavera ao outono, alimente-a mensalmente com 200 gramas de farinha de ossos e 300 gramas de torta de mamona.

  2. Gostaria de saber onde encontrar azevinho,e se o clima de Sta. Catarina mais espessificamente Florianópolis ela,a planta se adapta.

    • Bom dia Eliana,

      O azevinho (Ilex aquifolium) é nativo no oeste da Ásia e em quase toda Europa. Prefere invernos frios e não se recente com os calores do verão. Pode cultivá-lo em Florianópolis.

      Talves consiga mudas na
      JUNKES GARDEN CENTER:(48) 3258-0645 / (48) 3258-0324

      Abraços

      • Muito obrigada pela resposta .Um grande abraço