Inga uruguensis
ingá-do-brejo, inga-banana, ingá-de-quatro-quinas, ingazeiro

Foto de joao batista Shimoto, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
A árvore é pioneira e produz um fruto com sementes envolvidas por uma polpa comestível e é muito procurado pela fauna silvestre: periquitos, papagaios, macacos, e peixes, especialmente os piaparas e pacus. É frequente nas margens de lagos e de rios, alimentando a fauna. Costuma apresentar floração mais de uma vez por ano. O crescimento é rápido, principalmente em locais úmidos, planícies aluviais ou solos brejosos, onde alcança aproximadamente 3 metros de altura em dois anos. Suas flores melíferas, são muito atrativas para as abelhas.
A espécie, também classificada como Inga vera é uma boa alternativa por causa de sua linda copa e atrativa folhagem.
Ingá é uma palavra de origem indígena que significa embebida, incorporada, porque sua polpa doce é levemente aquosa está envolvendo sementes pretas dentro da bainha.
Esta espécie foi originalmente descrita em 1833 pelo botânico, ilustrador e micologista inglês William Jackson Hooker (1785 — 1865) e pelo botânico escocês George Arnott Walker Arnott (1799 – 1868).
É multiplicada por sementes, semeadas em um solo a base de turfa, casca de arroz carbonizada e casca de pinus, onde brotam em menos de uma semana.
- Sinônimos estrangeiros: ingá swamp, (em inglês); iangá, inga banana, ingá colorado, ingá liso, ingá grande, yngá, (na Argentina); ingá pitá, ingá pytã, inga’i, ingaí, inga guasu, (em guarani).
- Família: Leguminosae – Fabaceae.
- Características: árvore semidecídua.
- Porte: de 5 a 10 metros de altura.
- Fenologia: primavera .
- Cor da flor: espigas brancas.
- Cor da folhagem: verde claro.
- Origem: Brasil, de São Paulo até Rio Grande do Sul, Paraguai, Uruguai e nordeste argentino.
- Clima: Subtropical/tropical.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.