Ipomoea cairica
corriola, campainha, jitirana, jetirana, corda-de-viola, ipomeia

Foto de Vengolis, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Uma trepadeira vigorosa e muito rústica, que pode ser usada para revestir muros, treliças, grades e cercas, assim como escarpas e coberturas de solo, no entanto, deve-se ter em mente que é uma espécie potencialmente infestante, não sendo indicada para cobrir caramanchões ou pérgolas. As folhas a diferenciam das outras ipomeias, sendo em número de cinco ou sete em cada conjunto e suas flores são polinizadas por abelhas e pelos beija-flores-de-bico-vermelho (Chlorostilbon lucidus). É indiferente ao tipo de solos e seu crescimento é muito rápido, cobrindo áreas extensas em todo o Brasil, com exceção da Amazônia, sendo considerada invasora.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons
É usada medicinalmente na África pelo povo zulu, que faz uma mistura com as folhas esmagadas e bebe para curar erupções cutâneas e febre.

Foto de Vengolis, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
O nome do gênero é a combinação das palavras gregas ips = verme e omoios = semelhante, em referência aos caules volumosos e o nome da espécie provem do latim cairicus = do Cairo.
É multiplicada facilmente por sementes e por estacas.
- Sinônimos estrangeiros: mile-a-minute vine, messina creeper, cairo morning glory, coast morning glory, railroad creeper, (em inglês); bajuco, bejuquillo, campanella, campanilla palmeada, (em espanhol); ipomée du caire, (em francês); ipomea del Cairo, (em italiano); palmwinde, (em alemão); sitt el-hosn, (em arabe); wu zhao jin long, (em chinês); ihlambe, ijalamu, intana, umaholwana, (em zulu).
- Família: Convolvulaceae.
- Características: trepadeira herbácea volúvel.
- Porte: ramos com até 10,00 metros.
- Fenologia: ano todo.
- Cor da flor: rósea.
- Cor da folhagem: verde-claro.
- Origem: Cabo Verde, África tropical, Península Arábica, Índia, Indonésia, Israel, Japão, Jordânia, Paquistão, Papua Nova Guiné, Filipinas, Sul da China, Sri Lanka, Taiwan, Tailândia, Vietnã e Iêmen.
- Clima: tropical/subtropical/temperado.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.