Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Iresine herbstii

iresine, coração-magoado, orelha-de-moleque, coração-de-maria

Foto de Régine Debatty, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O encanto dela está nas folhas roxas com formato de coração, muito brilhantes, como se tivessem passado cera e luze formando grupos que contrastem com outras forrações de cores variadas. O solo deve ser rico em matéria orgânica, com esterco e substrato, mantido levemente úmido e as plantas devem ser adubadas na primavera e no verão, utilizando farinha de ossos e torta de mamona. O iresine fica com uma silhueta ideal quando podado no final do inverno, suprimindo um terço de sua estrutura, desse modo forma plantas mais densas, evitando passar do 1,20 de altura.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A  Iresine herbstii tem um uso muito tradicional nos Andes peruanos, onde é usada para realizar rituais de magia. Ela é consumida pelos povos dessa cultura junto com outras plantas, para agir como um estimulante das visões. Pode-se explicar que essas visões são devidas a um certo composto da planta que consegue estimular o sistema nervoso central.

Deve o nome a Hermann Carl Gottlieb Herbst, (1830–1904), diretor do jardim botânico do Rio de Janeiro, a quem William Jackson Hooker, (1785 — 1865), primeiro diretor do Royal Botanical Gardens de Kew, quis homenagear por ter introduzido a espécie nos jardins ingleses.

Podem ser feitas mudas dos ponteiras dos ramos, deixando essas estacas enraizarem em um substrato umedecido. Depois de duas ou três semanas, aparecem as brotações.

Foto de 阿橋 HQ, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

  • Sinônimos estrangeiros:  herbst’s bloodleaf, chicken gizzard, (em inglês); iresine, quelite, hojas de sangre, aquirantes, hierba de la calentura, (em espanhol); irésine, (em francês); pianta bisteca, (em italiano); çingene şalvarı, (em turco).
  • Família: Amaranthaceae.
  • Características: Herbácea perene de folhagem ornamental.
  • Porte: 70 a 1,20 metros de altura.
  • Fenologia: final do verão.
  • Cor da flor: branca, pequena.
  • Cor da folhagem: roxo com nervuras vermelhas e rosadas. Na I. herbstii “Aureo-reticulata” as folhas são verdes com nervuras amarelas.
  • Origem: América do Sul e América Central.
  • Clima: tropical/subtropical. Não suporta geadas
  • Luminosidade: pleno sol ou sol filtrado nos trópicos.

 

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

Secured By miniOrange