Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Iresine herbstii

iresine, coração-magoado, orelha-de-moleque, coração-de-maria

Foto de Régine Debatty, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O encanto dela está nas folhas roxas com formato de coração, muito brilhantes, como se tivessem passado cera e luze formando grupos que contrastem com outras forrações de cores variadas. O solo deve ser rico em matéria orgânica, com esterco e substrato, mantido levemente úmido e as plantas devem ser adubadas na primavera e no verão, utilizando farinha de ossos e torta de mamona. O iresine fica com uma silhueta ideal quando podado no final do inverno, suprimindo um terço de sua estrutura, desse modo forma plantas mais densas, evitando passar do 1,20 de altura.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A  Iresine herbstii tem um uso muito tradicional nos Andes peruanos, onde é usada para realizar rituais de magia. Ela é consumida pelos povos dessa cultura junto com outras plantas, para agir como um estimulante das visões. Pode-se explicar que essas visões são devidas a um certo composto da planta que consegue estimular o sistema nervoso central.

Deve o nome a Hermann Carl Gottlieb Herbst, (1830–1904), diretor do jardim botânico do Rio de Janeiro, a quem William Jackson Hooker, (1785 — 1865), primeiro diretor do Royal Botanical Gardens de Kew, quis homenagear por ter introduzido a espécie nos jardins ingleses.

Podem ser feitas mudas dos ponteiras dos ramos, deixando essas estacas enraizarem em um substrato umedecido. Depois de duas ou três semanas, aparecem as brotações.

Foto de 阿橋 HQ, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

  • Sinônimos estrangeiros:  herbst’s bloodleaf, chicken gizzard, (em inglês); iresine, quelite, hojas de sangre, aquirantes, hierba de la calentura, (em espanhol); irésine, (em francês); pianta bisteca, (em italiano); çingene şalvarı, (em turco).
  • Família: Amaranthaceae.
  • Características: Herbácea perene de folhagem ornamental.
  • Porte: 70 a 1,20 metros de altura.
  • Fenologia: final do verão.
  • Cor da flor: branca, pequena.
  • Cor da folhagem: roxo com nervuras vermelhas e rosadas. Na I. herbstii “Aureo-reticulata” as folhas são verdes com nervuras amarelas.
  • Origem: América do Sul e América Central.
  • Clima: tropical/subtropical. Não suporta geadas
  • Luminosidade: pleno sol ou sol filtrado nos trópicos.

 

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comments

  1. Olá Raul, eu gostaria de saber em que período as pragas atacam a iresine

    • Olá Camila,

      O Iresine herbstii não é muito suscetível a pragas e doenças, entretanto na época das chuvas pode ser contaminado por fungos, como a podridão das raízes, também, mas raramente, é atacado por cochonilhas e ácaros, nos meses mais quentes.

      Abraços

  2. Olá Raúl. Vivo em Portugal na região de Lisboa (zona climática 10/11, creio). Adquiri 18 pés de Iresine Herbstii para plantar no meu jardim porque me indicaram que era uma planta perene. Mas agora depois de ler mais sobre a planta não consigo perceber se ela é perene ou anual. Queria construir maciços de separação da relva com os canteiros e não queria estar a replantar constantemente. Poderia me ajudar?

    • Olá Igor,

      O Iresine herbstii é uma herbácea perene, como é mencionado acima, no item “Características”.

      Pode cultiva-lo, talvez em dezembro, janeiro e fevereiro sofra com os frios, mas em seguida se restabelece.

      Abraços

  3. Olá Raúl. Vivo em Portugal na região de Lisboa (zona climática 10/11, creio). Adquiri 18 pés de Iresine Herbstii para plantar no meu jardim porque me indicaram que era uma plata perene. Mas agora depois de ler mais sobre a planta não consigo perceber se esta ela é perene ou anual. Cria construir maciços de separação da relva com os canteiros e não queria estar a replantareis constantemente. Poderia me ajudar?

  4. Boa noite Raul, quero plantar a iresine no meu jardim, ela é linda, como sou marinheira de primeira viagem, gostaria de saber como é este substrato umedecido que você sita para fazer as mudas obrigado Neide

    • Bom dia Neide,

      Esse substrato pode ser o Forth Condicionador Floreiras, que deve ser aplicado na proporção de 50% dele e 50% do solo existente e ele deve ser mantido levemente úmido para o Iresine herbstii desenvolver bem.

      Abraços

  5. Boa tarde Raul. Tenho dois canteiros plantados com iresine. Um se desenvolveu bem mas o outro todas as mudas foram afetada. Estão com as folhas furadas ou com o aspecto de desidratadas, com uma película branca. O que pode ser e como tratar?

    • Bom dia Izabel,

      Pode ser um fungo o que atacou seus iresines, o oídio, Com temperaturas suaves e umidade alta, esse fungo aparece em ambas as faces da folha, revestindo-a com uma poeira cinzenta. Ataca principalmente as brotações que recebem menos sol. Pulverize, três vezes, semanalmente, com uma solução feita com 10% de leite azedo e 90% de água pura.

      Abraços

  6. Boa tarde Raul. Tenho dois canteiros plantados com iresine. Um se desenvolveu bem mas o outro todas as mudas foram afetada. Estão com as folhas furadas ou com o aspecto de desidratadas, com uma película branca. O que pode ser e como tratar?

Secured By miniOrange