Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Ixora coccinea

ixora, ixória, icsória, ixora-coral

Mais compacta e com os ramos curtos e rígidos, diferentemente do que a Ixora chinensis, é apropriada para regiões quentes, especialmente à beira mar, onde desenvolve muito bem.  O pH 5 e a farinha de ossos estimula seu crescimento.  As borboletas adoram!

É indicada para fazer maciços e renques, mas deve-se ter cuidado com cochonilhas de carapaça, fumagina, rhizoctonia e antracnose, já que a espécie é muito vulnerável a essa praga e as doenças, especialmente quando não é cultivada a pleno sol e com temperaturas e umidade elevadas. Pulverizações com calda bordalesa é um preventivo, no caso das doenças fúngicas lavar as folhas com uma calda de sabão de coco e posteriormente pulverizar com óleo mineral a 1%, combatem a cochonilha de carapaça.

 

O nome do gênero Ixora é uma tradução para o português de Isvara que significa “senhor” em sânscrito e é uma referência ao deus Shiva.

Sinônimos estrangeiros: cache de tore, scarlet jungle flame, flame of the woods (em inglês); ixora écarlate, fleur de corail, flamme de la jungle (em francês); geranio de la jungla, llama de los bosques, coralito, cruz de malta, llama de la jungla, (em espanhol); rangan, rangana, (em Índia); chethi, kattuchethi, thetti, shekki, thechi, (na Malásia).

  • Família: Rubiaceae.
  • Características: Arbusto.
  • Porte: 1,50 a 2,00 m de altura.
  • Fenologia: Primavera, verão e inicio do outono.
  • Cor da flor: Vermelha, amarela, rosa e alaranjadas.
  • Cor da folhagem: Verde-claro, coriáceas.
  • Origem: Índia, Sri Lanka, Tailândia, Vietnã e Malásia.
  • Clima: Tropical, subtropical. Não suporta geadas.
  • Luminosidade: Sol pleno.

Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. Oi minha ixora não dá muita flor, já adubei com NPK, com material orgânico, já borrifei adubo liquido e nada .. Não sei mais o que fazer, ela está linda bem verdinha, mas dá pequenos cachos bem raramente .

    • Flavia,

      Adube-a com farinha de ossos e o fertilizante Fosway, eles estimularão as floradas.

      Abraços