Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Ixora coccinea

ixora, ixória, icsória, ixora-coral

Mais compacta e com os ramos curtos e rígidos, diferentemente do que a Ixora chinensis, é apropriada para regiões quentes, especialmente à beira mar, onde desenvolve muito bem.  O pH 5 e a farinha de ossos estimula seu crescimento.  As borboletas adoram!

É indicada para fazer maciços e renques, mas deve-se ter cuidado com cochonilhas de carapaça, fumagina, rhizoctonia e antracnose, já que a espécie é muito vulnerável a essa praga e as doenças, especialmente quando não é cultivada a pleno sol e com temperaturas e umidade elevadas. Pulverizações com calda bordalesa é um preventivo, no caso das doenças fúngicas lavar as folhas com uma calda de sabão de coco e posteriormente pulverizar com óleo mineral a 1%, combatem a cochonilha de carapaça.

 

O nome do gênero Ixora é uma tradução para o português de Isvara que significa “senhor” em sânscrito e é uma referência ao deus Shiva.

Sinônimos estrangeiros: cache de tore, scarlet jungle flame, flame of the woods (em inglês); ixora écarlate, fleur de corail, flamme de la jungle (em francês); geranio de la jungla, llama de los bosques, coralito, cruz de malta, llama de la jungla, (em espanhol); rangan, rangana, (em Índia); chethi, kattuchethi, thetti, shekki, thechi, (na Malásia).

  • Família: Rubiaceae.
  • Características: Arbusto.
  • Porte: 1,50 a 2,00 m de altura.
  • Fenologia: Primavera, verão e inicio do outono.
  • Cor da flor: Vermelha, amarela, rosa e alaranjadas.
  • Cor da folhagem: Verde-claro, coriáceas.
  • Origem: Índia, Sri Lanka, Tailândia, Vietnã e Malásia.
  • Clima: Tropical, subtropical. Não suporta geadas.
  • Luminosidade: Sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

22 Comments

  1. Procuro há meses mudas de ixoras na co Como eu poderiar laranja e essa que está na sua foto acima, a ixora coral está lindissima ! Como ou onde eu poderia adquirir algumas mudas, por gentileza ?
    Estou em São Paulo, na região de Santo Amaro.
    Agradeço imensamente sua colaboração com informações ou dicas !

    • Olá Nina,

      A melhor maneira de comprar mudas de Ixora, de qualquer cor, é na Feira de Flores do CEAGESP, funciona 2ª e 5ª feiras das 2h da manhã às 11h, na Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina, com estacionamento pelos portões 4 e 7.

      Abraços

  2. Boa tarde. Recentemente comecei a trabalhar com manutenção de jardim porém as ixoras apresentam múltiplos problemas me dando muita dificuldade de fazer uma diagnose precisa e por isso não sei como resolver o problema. Algumas plantas foram substituídas porém, mesmo as mudas mais novas passam a apresentar os sintomas abaixo:
    1- as folhas apresentam manchas redondas e escuras com halo amarelado no entorno, em algumas a necrose se estende. Gostaria de saber se pode ser antracnose
    2- Outras folhas, na mesma planta apresentam pontinhos alaranjados na parte abaxial e adaxial
    3_ Risquinhos pretos por toda extensão da folha estando mais evidente sobre as nervuras.
    4-Clorose internerval nas folhas jovens (pode ser deficiência de manganês?)
    5- ataque de pragas nas hastes, suponho que seja alguma espécie de cochonilha. esses sintomas citados acima podem ser devido ao ataque desses bichinhos?
    Muito Obrigada desde já, você é uma inspiração!!

    • Boa tarde Raissa,

      O sintoma das manchas redondas e escuras com halo amarelado no entorno, indicam sim, antracnose. Controle com Forth Cobre

      Já os pontinhos alaranjados apontam um ataque de ferrugem, causado pelo excesso de nitrogênio e a umidade alta, especialmente na primavera/verão e nas regiões baixas. Também o Forth Cobre é eficaz.

      Os riscos pretos podem ser causados por vírus. Eles são combatidos eliminando as pragas e doenças.

      A clorose assinala deficiência de ferro, é corrigida aplicando sulfato de ferro e calcário dolomítico.

      A foto mostra ataque de cochonilha de carapaça. Deve pulverizar ou pincelar os galhos com óleo mineral ou vegetal ou de peixe.

      É bom lembrar que a ixora precisa de muito sol, caso contrário e contaminada por pragas e doenças. Além dos tratamentos que indiquei, use sabão e querosene.

      Cozinhe 1 kg de sabão de coco numa panela com 3 litros de água; uma vez fria, adicione a essa calda 3 litros de querosene. Para pulverizar, dilua 1 litro do preparado em 15 litros de água. Pulverize ou pincele 3 vezes consecutivas a cada 7 dias.

      Faça também uma adubação com 400 gramas por m² de torta de algodão e 6 kg de cinzas de lenha, também por m², livres de sal e/ou gordura, podem ser de lareira, padaria ou pizzaria

      Acho que elas irão melhorar!

      Abraços

  3. Boa tarde, poderia me ajudar? tem ideia de qual e esse problema que esta acontecendo nas minhas ixorias ? agradeceria imensamente

    • Bom dia Antônio,

      Isto pode ser um sinal de podridão da raiz. Os sintomas acima do solo incluem queda de folhas, morte de galhos e caules descoloridos. Este é um problema fatal para as ixoras e ocorre em solos encharcados com má drenagem.

      Adicione areia e carvão bem picadinho ao solo, para favorecer o escoamento das águas e não molhe as folhas ao regar. Faça pulverizações com Forth Equilíbrio, para suprir as necessidades de cálcio.

      Abraços

  4. Oi Raul, me ajude por favor! Tenho mini ixorias plantadas no chão, em pleno sol, há uns 3 meses plantei. No entanto as mudas estão com folhas amarelas, perdendo as folhas, algumas estão ficando só o caule, e também não está florescendo. Rego 3 vezes por semana. Percebi algumas formigas na terra onde estão plantadas. Será problema de adubação ou colchonilha?

    • Oi Janayna,

      O problema não são as formigas, tampouco cochonilhas. Suas ixoras estão com deficiência nutricional, adube-as com torta de algodão e cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura e faça três pulverizações, semanais, com extrato pirolenhoso, o Natupirol e o Mokussu são as marcas mais conhecidas.

      Elas irão ficar bonitas!

      Abraços

  5. Ixora é uma planta tóxica para animais?

    • Gabriela,

      A Ixora coccinea não é tóxica para animais domésticos.

      Abraços

  6. Raul Bom Dia!
    Fui contratado para fazer a manutenção de uma floreira dos quartos superiores da casa que hoje está plantado com IXORA coccineae porém está todo tomado de pragas cochonilha e fumafina, pela sua experiência em querer dar o melhor resultado para as plantas e atender ao cliente voce recomenda a recuperação ou a substituoção?

    • Boa tarde Gabriel,

      A Ixora é indicada para regiões quentes, especialmente à beira mar, onde desenvolve muito bem. Mas deve-se ter cuidado com cochonilhas de carapaça, fumagina, rhizoctonia e antracnose, já que a espécie é muito vulnerável a essa praga e as doenças, especialmente quando não é cultivada a pleno sol e com temperaturas e umidade elevadas. Pulverizações com calda bordalesa é um preventivo, no caso das doenças fúngicas lavar as folhas com uma calda de sabão de coco e posteriormente pulverizar com óleo mineral a 1%, combatem a cochonilha de carapaça.

      Porém se ela está em local mais sombreado é melhor trocar por uma outra espécie.

      Abraços

      • Gratidão pelos conselhos Raul! Quanta gentileza no seu pronto retorno! A casa é na Barra mais a floreira pega pouco Sol!
        Sou um Apaixonado por plantas e fiz alguns cursos na area de Agroecologia e tambem o de Paisagista no Senac buscando me capacitar para atuar profissionalmente na área. Por enquanto tenho atuado na manutenção e reformas de Jardins e assim que puder vou investir em outros cursos!
        Admiro seu trabalho e agradeço de coração pela sua presteza!!!

        • Ah, que bom Gabriel, parabéns pela sua trajetória.

          Se pega pouco sol e está em uma área litorânea, tente as seguintes:

          – Clusia fluminensis “Pedra azul” – clúsia-da-pedra-azul;
          – Zamia furfuracea – zamia;
          – Quisqualis indica – jasmim-da-india (FOTO);
          – Heliconia psittacorum – caetê-tocha-dourada.

          Elas se adequam bem a essa situação.

          Abraços

  7. Oi Raul, me ajude por favor, estou fazendo um canteiro e queria muito incluir a ixora junto com Tagetes e zinias, acontece que no preparo da terra eu coloquei calcário dolomítico p equilibrar o ph e agora fiquei sabendo que a ixora gosta de solo ácido, o quê fazer?

    • Oi Léia,

      É complicado. Mas se adicionar 200 gramas de enxofre por m² irá reduzir esse pH, claro que não imediatamente, talvez demore alumas semanas.

      Abraços

      • Oi Raul
        Muito obrigada, não esperava uma resposta tão rápida, você deve ser um anjo de asas verdes para conseguir responder a tantos pedidos de socorro. Comecei a me aventurar a pouco tempo nesse mundo maravilhoso das plantas, contar com a sua experiência é gratificante.

        • Oi Léia,

          Agradeço seu comentário carinhoso, realmente eu sou um apaixonado pelo meu trabalho.

          Abraço grande!

  8. Oi minha ixora não dá muita flor, já adubei com NPK, com material orgânico, já borrifei adubo liquido e nada .. Não sei mais o que fazer, ela está linda bem verdinha, mas dá pequenos cachos bem raramente .

    • Flavia,

      Adube-a com farinha de ossos e o fertilizante Fosway, eles estimularão as floradas.

      Abraços

      • Prezado Senhor Raul,
        Fui abraçar a idosa do meu jardim e fiquei queimada com uma grande alergia.
        Isso é da planta ou da Praga ?
        Passei uma pomada anti alérgica e tomei um predinizona … E foi aí que melhorou?

        • Bom dia Rita,

          A ixora pode causar alergias e asma, isto é muito raro, mas eventualmente você é suscetível a este distúrbio.

          Abraços

Secured By miniOrange