Jasminum grandiflorum
Jasmim-italiano, jasmim-real, jasmim-espanhol
Uma trepadeira recomendada para regiões onde as temperaturas não são tão altas, especialmente em lugares do Sul e Sudeste do Brasil, crescendo bem desde que não sejam solos pantanosos, alagados ou muito pedregosos, estes devem ser evitados, como também o solos salinos. Muito popular em toda Europa, assim como nos países árabes e na África, onde é aproveitada em treliças e pórticos; pode ficar um pouco desordenada com o tempo, precisando uma poda, de condução.
É interessante destacar que na cidade de Grasse desde meados do século XVII é utilizado na indústria perfumista. Também para esta finalidade é empregado na Índia e no Egito e em menor escala em Marrocos e Itália e para obter um quilo da essência deste jasmim é preciso colher aproximadamente sete milhões de flores, tornando bastante caro e usado apenas em perfumes custosos, como o Joy, de Jean Patou.
No paisagismo é ideal para que aprecia um aroma sutil, cultivada junto a uma parede, uma arcada ou um caramanchão, onde floresce em grande parte do ano.
- Sinônimos estrangeiros: Spanish jasmine, royal jasmine, catalonian jasmine, (em inglês); jazmín del país, jazmín de España, jazmín oloroso, jazmín real, (em espanhol); chameli, (na Índia); jasmin d’Espagne, (em francês); gelsomino di Spagna, gelsomino di Sicilia, gelsomino di San Giuseppe, (em italiano).
- Família: Oleaceae.
- Características: Trepadeira semi-herbácea e ramificada.
- Porte: Ramos com cerca de 3 a 5 metros, desde que com ajuda de suportes e amarrilhos.
- Fenologia: Primavera, verão e outono.
- Cor da flor: Branca. Com perfume delicado.
- Cor da folhagem: Verde escuro.
- Origem: Norte da índia, Paquistão, Nepal, Butão.
- Clima: Temperado/subtropical. É tolerante a geadas.
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Olá. Boa tarde. Gostaria de saber como se faz muda desse jasmim espanhol?
Boa tarde Rachel,
O jasmim-espanhol (Jasminum grandiflorum) é multiplicado facilmente, agora, no inicio da primavera, por estacas com 15 centímetros de comprimento, cortadas abaixo de um nó.
Abraços
Olá!
Queria colocá-la em uma cerca que vai pra rua, mas a cerca fica de baixo da copa de uma árvore, acredito que seria um local de meia sombra por isso. Será que ela vai gostar?
Agradeço desde já!
Admiro muito seu trabalho!!
Olá Ana Lu,
Obrigado pelo carinho!
O Jasminum grandiflorum precisa de sol pleno para florir, cultivado sob a copa dessa arvore irá ficar ralo e com poucas flores.
Prefira estas trepadeiras para essa situação:
Clerodendron splendens – clerodendro-vermelho; (FOTO)
Clerodendron thompsonae – lágrima-de-cristo;
Fuchsia hybrida – brinco-de-princesa;
Ipomoea horsfalliae – ipoméia-rubra.
Abraços
Boa noite
Ela pode ser usada para cobrir um muro, sendo plantada acima deste?
Bom dia Kátia,
Pode sim, desde que o lugar onde seja plantada tenha uma capacidade boa para o desenvolvimento das raízes.
Abraços
新冠快点结束吧!
我不明白你的消息
Uma dúvida: é o que também chamamos de jasmim bogari?
Oi Sol,
O jasmim-bogari é o Jasminum sambac, um arbusto com ramos pendentes da Índia.
Abraços