Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Jasminum nudiflorum

jasmim-amarelo, jasmim-de-são-josé, jasmineiro-do-inverno

Foto de Cristian Bortes from Cluj-Napoca, Romania, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Florescendo com os ramos desfolhados, solta suas pétalas em profusão quando plantada a pleno sol. Este jasmim, muito parecido com o Jasminum mesnyi, é pouco exigente à fertilidade do solo e resistente às geadas, requerendo poucos cuidados. Podas eventuais após a floração, na primavera, estimulam a formação de novos brotos e, portanto, novas florações. É fundamental que essa poda seja feita somente quando termina a floração, já que a planta floresce nos ramos do ano anterior. É ideal em taludes, onde se espalha com facilidade.

Foto de Famartin, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

No século XVI, um nobre italiano da Toscana conseguiu uma muda deste jasmim-amarelo para cultivar no seu jardim. E proibiu seu jardineiro de reproduzi-lo. Entretanto, a noiva desse jardineiro desobedeceu a essa ordem e roubou um galho. Mais tarde floresceu, foi quando a noiva do jardineiro começou a cultivar e vender mudas dela. Graças ao jasmim, a moça prosperou, conseguindo-se casar com o noivo sem ter que se preocupar com o futuro. Ainda hoje, as meninas da Toscana carregam um raminho desse jasmim em seu buquê de noiva em memória da linda história. Acredita-se que isto traz uma boa estrela ao noivo.

Foto de AnRo0002, CC0, via Wikimedia Commons

Este jasmim foi descoberto e coletado pela primeira vez na China pelo botânico escocês, caçador de plantas e viajante, Robert Fortune, (1812 – 1880), onde é cultivado atualmente com intensidade.

Tolera podas duras e deve ser podada na primavera imediatamente após a floração; a poda regular ajudará a evitar manchas nuas.

  • Sinônimos estrangeiros: winter jasmine,  (em inglês); jazmín amarillo, jazmin de San José, jazmín de invierno,  (em espanhol); jasmin d’hiver, (em francês); gelsomino d’inverno, gelsomino di San Giuseppe, gelsomino a giori nudi, gelsomino a fiori nudi, (em italiano); China stammende winter-jasmin, (em alemão); yingchun, yingchunhua, (em chinês); jasmín nahokvětý, (em tcheco); téli jázmin, (em húngaro); obai, (em japonês).
  • Família: Oleaceae.
  • Características: arbusto caducifólio.
  • Porte: ramos com cerca de 3 metros de comprimento.
  • Fenologia: inverno.
  • Cor da flor: amarela.
  • Cor da folhagem: verde claro.
  • Origem: China.
  • Clima: temperado/subtropical. Suporta geadas
  • Luminosidade: sol pleno, meia sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange