Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Kalanchoe thyrsiflora

calanchoe-orelha-de-elefante

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons

A planta solta um caule floral com cerca de um metro de altura. Sua silhueta mostra uma roseta de folhas grandes, arredondadas, suculentas e sem caule, verde-acinzentadas com margens vermelhas, levemente cobertas por uma camada pulverulenta que a protege da perda de água e do sol intenso. A inflorescência é terminal e ereta com flores cerosas, esverdeadas e lóbulos recurvados amarelos com um doce aroma de mel, mas ao término da floração, as folhas secam e a planta morre, entretanto, a esta altura, também terá dado a origem a vários brotos laterais, a partir da base da planta mãe. A planta floresce do outono à primavera e ideal seu cultivo em jardins rochosos, junto à cactos e outras suculentas. O solo, onde será cultivada, deve ser arenoso e de baixa fertilidade, não precisando de adubações exageradas.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons

Ele é uma boa escolha para os que procuram uma suculenta com baixa manutenção, já que suporta secas extremas e altas temperaturas. E é usada na medicina tradicional africana para tratar uma variedade de condições, incluindo dor de estômago, diarreia e febre.

Foto de SAplants, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

É multiplicada pelos brotos laterais, que surgem nas bordas das folhas adultas. Para retira-los, basta cortá-los com uma tesoura afiada, deixando cerca de 2,5 cm de comprimento. Em seguida, deixe os brotos secarem por alguns dias em um local protegido do sol. Depois de secos, plante-os em um solo com um substrato adequado para suculentas. Mantenha o substrato úmido, mas não encharcado, até que os brotos desenvolvam raízes.

  • Sinônimos estrangeiros: elephant ear, burro’s ear, cat’s ear, lion’s ear, flapjack succulent, paddle plant, (em inglês);  oreja de elefante, oreja de burro, orejita de burro, oreja de gato, oreja de león, (em espanhol); oreilles d’éléphant, oreilles de cochon, oreilles de chat, oreilles de lion, (em francês); orecchio d’elefante, orecchio di maiale, orecchio di gatto, orecchio di leone, (em italiano); elefantenohr, schweineohr, katzenohr, löwenohr, (em alemão).
  • Família: Crassulaceae.
  • Características: herbácea perene e suculenta.
  • Porte: 50 a 60 centímetros de altura.
  • Fenologia: final do inverno, primavera.
  • Cor da flor: amarela, perfumada.
  • Cor da folhagem: verde acinzentado com bordas avermelhadas.
  • Origem: África do Sul, Botsuana, Namíbia, Lesoto e Essuatíni.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: pleno sol.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange