Kniphofia uvaria
tritoma, lírio-tocha

Foto de Père Igor, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
A planta forma tufos com folhas ásperas e estreitas e suas flores tubulares, eretas e perfumadas, são muito atrativas para os beija-flores, abelhas e vespas, estas devem ser cortadas quando murcham, para incentivar o surgimento de novos botões. Ideal para a formação de maciços, pode ser cultivada isoladamente, também, em solos enxutos, já que não toleras a umidade excessiva. O plantio deve ser feito guardando uma distância de 80 centímetros entre as mudas, adicionando 1 kg de esterco curtido de boi e 300 gramas de farinha de ossos por m². É indicada, especialmente, para as regiões sulinas ou do sudeste do Brasil, suportando bem os ventos salinos originados pelo mar, Não é atacada por pragas e doenças quando cultivada em solos secos, raramente pode ser afetada por tripes, que podem ser combatidos com placas atrativas na cor branca ou azul, besuntadas de melaço, misturado a um inseticida fosforado. Atualmente são diversos os cultivares, variando pelas cores das flores, que podem ter tonalidades amarelas, alaranjadas, pêssego ou vermelho.

Foto de Kousvet, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
A espécie deve seu nome a Johann Hieronymus Kniphof, (1704 – 1763) um médico e botânico alemão que foi professor de medicina na Universidade de Erfurt, na Alemanha e foi nomeada em sua homenagem pelo botânico Conrad Moench (1745-1805). Foi levada a Europa no século XVIII pelo botânico inglês Sir William Jackson Hooker (1785 – 1865), sócio da Royal Society de Londres e diretor do Royal Gardens de Kew.
Multiplica-se pela divisão de touceiras, preferentemente no final do verão, após a florada e cortando as folhas até 10 centímetros acima do solo.

Foto de C T Johansson, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: tritomea, torch lily, red hot poker, torchlily, (em inglês); tritoma, bandera española, tritonia, candela, pompón, flor de cohetes, tizón ardiente, tizón de fuego, mazo ardiente, flor llameante, molenillo, tres barbas, (em espanhol); vuurpyl, (em afrikaans); tritome, tritome à longues grappes, faux aloès, tison de satan, (em francês); torcia lily, fiore di razzo, (em italiano); fackellilie, (em alemão).
- Família: Asphodelaceae.
- Características: planta herbácea e rizomatosa, perene.
- Porte: até 0,90 centímetros de altura.
- Fenologia: primavera, verão e outono.
- Cor da flor: bicolor: amarelo e alaranjado.
- Cor da folhagem: verde-médio.
- Origem: África do Sul, Lesoto e Suazilândia.
- Clima: temperado / subtropical (tolera geadas).
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.