Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Laburnum anagyroides

chuva-de-ouro

Foto de LPLT, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Uma espécie arbórea bastante tolerante à poluição atmosférica, crescendo rapidamente e exibindo uma copa irregular e esparsa, muitas vezes ramificada a partir do solo e com vários troncos, com casca lisa. Suas flores, parecidas com as da glicínia, são densamente agrupadas, surgem em cachos pendentes com 30 centímetros de comprimento no final da primavera e início do verão, emanando um perfume delicado, mais tarde se transformam em vagens marrons e peludas que contêm sementes pretas extremamente venenosas se forem esmagadas antes de comer, caso contrário não ocasionam anomalias ao passar pelo estômago.

Foto de Katrin Schneider, korina.info – CC-BY-SA-4.0, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Deve ser cultivada em solos bem drenados, já que não é tolerante aos encharcamentos, entretanto podem ser de baixa fertilidade, graças às bactérias presentes em suas raízes. É ideal em jardins pequenos do sul do Brasil, assim como em grandes vasos, com um substrato poroso, enriquecido com 20% de esterco de gado e 10% de perlita, para melhorar a drenagem.

A chuva-de-ouro é muito resistente, mas suscetível ao oídio, um fungo que deixa as folhas cobertas por um mofo cinzento. Em árvores adultas não é grave, mas em mais jovens é necessário tratar com sulfato de cobre.

Foto de Enrico Blasutto, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

É reproduzido por sementes no outono, elas requerem escarificação, devendo ser raspadas suavemente, depois precisam ficar de molho por 24 horas, começando com água quente e deixando esfriar até a temperatura ambiente. São repicadas na primavera.

  •  Sinônimos estrangeiros: common laburnum, golden chain, golden rain, false ebony, yellow rocket, (em inglês); lluvia de oro, codeso, falso ébano, laburno, citiso, (em espanhol); laburnum ébano, (em francês); gewöhnlicher, goldregen, (em alemão); maggiociondolo comune, (em italiano); złotokap zwyczajny, (em polonês); sarısalkım, (em turco); közönséges aranyeső, (em húngaro); navadni nagnoj, (em esloveno).
  • Família: Fabaceae.
  • Características: árvore caducifólia.
  • Porte: 4 a 6 metros de altura.
  • Fenologia: final da primavera, início do verão.
  • Cor da flor: amarelo ouro, perfumada.
  • Cor da folhagem: verde escuro, com o verso verde azulado.
  • Origem: centro e sul da Europa.
  • Clima: temperado. Suporta geadas.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange