Lantana camara

dez 29, 2016 por

cambará,  camará, camará-de-cheiro, camará-de-espinho, cambará-de-cheiro, cambará-de-chumbo, cambará-de-espinho, cambará-miúdo, cambará-verdadeiro

Um arbusto extremamente rústico e indiferente às condições do solo onde é cultivado. Nativo em toda a região do Caribe foi levada por exploradores holandeses a Europa espalhando-se mais tarde pela Ásia e Oceania, estabelecendo-se de tal modo que atualmente é relacionada entre as plantas invasoras. Cada muda é capaz de produzir até 12.000 frutos, disputados avidamente pela avifauna que dispersam suas sementes em grandes distancias, facilitando a propagação.Também atrai borboletas, fato que a torna interessante desde o ponto de vista paisagístico. Aliás, considero esta espécie uma das apropriadas para espaços públicos, como canteiros centrais de avenidas. Embora seja considerada tóxica é inverossímil um envenenamento por ingestão, já que seria necessário consumir 40 g por kg de peso, isto é uma pessoa com 70 kg deveria empanturrar-se com mais de 2 kg de folhas de lantana para aí sim correr perigo de vida. Algo bastante improvável, eu acho!

O único manejo recomendável é uma poda radical no final do inverno. Desse modo, quando plantadas em grandes maciços, se manterá com uma altura de aproximadamente 70 centímetros mantendo uma silhueta densa e uma florada profusa. Caso contrário ficará desengonçada, mostrando ramos desnudos.

  • Sinônimos estrangeiros: lantana, tick berry, spanish flag, (em inglês); camará, lantana, bandera española, confite, frutillo, supirrosa, cariaquito, (em espanhol); lantana, (em italiano); lantanier, (em francês); big-sage (na Malasia)), wild-sage, red-sage, white-sage (no Caribe); tickberry, (Na África do Sul).
  • Família: Verbenaceae
  • Características: Arbusto perene semi lenhoso e ramificado.
  • Porte: 0,60 a 1,00 m de altura, podendo alcançar quase 2,00, entretanto nesse porte perde o viço.
  • Fenologia: Ano todo.
  • Cor da flor: róseas, brancas, amarelas, alaranjadas e grenás.
  • Cor da folhagem: Verde-fosco com folhas pilosas e ásperas.
  • Origem: Antilhas até o Brasil.
  • Clima: Subtropical/temperado.
  • Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.