Licuala spinosa
palmeira-leque-de-espinho, licuala-de-manglar, licuala estrela

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Com troncos um tanto afilados, espinhentos e fibrosos, forma uma touceira espessa. A Licuala spinosa é uma palmeira de crescimento lento, mas pode viver por muitos anos. Com os cuidados adequados, ela pode atingir um diâmetro impressionante e se tornar uma bela adição a qualquer jardim, entretanto não deve ser exposta aos ventos a fim de evitar danos à sua folhagem. A inflorescência, em forma de espiga, pode ser de até 30 centímetros de comprimento e são polinizadas por insetos, como abelhas e borboletas. Os frutos são comestíveis, e têm um sabor doce e ácido. É muito apropriada para decorar interiores em grandes vasos.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Pode ser reproduzida por sementes ou por divisão de touceira. No primeiro caso podem ser plantadas diretamente no solo ou em um vaso com substrato rico em matéria orgânica. As sementes devem ser enterradas a uma profundidade de cerca de 2 cm. A germinação leva cerca de 2 a 3 meses. Já pela divisão de touceira, que é a forma mais rápida e fácil de reproduzir, deve ser feita durante o período de dormência da planta, que ocorre no inverno.

Foto de Mokkie, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
- Sinônimos estrangeiros: palmera de abanico espinosa, palmera de abanico espinudo, palmera de leño, (em espanhol); spiny fishtail palm, spiny fan palm, spiny palm, (em inglês); palmier éventail à épines, palmier éventail épineux, palmier à épines, (em francês); stacheliger fächerpalme, stacheliger fächerbaum, stachelige palme, (em alemão); palma a ventaglio spinosa, palma a v entaglio spinosa, palma spinosa, (em italiano); ci ye san zong, (na china); tokkuri-yashi, (em japonês); kantile panke ka tad, (na Índia).
- Família: Arecaceae.
- Características: palmeira notável pela beleza.
- Porte: de 3 a 5 metros de altura, com um diâmetro de copa de 3,00 metros.
- Fenologia: primavera.
- Cor da flor: branca, com frutos vermelhos.
- Cor da folhagem: verde-escura.
- Origem: Malásia, Filipinas, Indonésia.
- Clima: tropical/subtropical.
- Luminosidade: meia-sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.