Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Lonicera japonica

madressilva, madressilva-da-china, madressilva-dos-jardins, madressilva-do-japão

Lonicera japonica

Quando Carlos Gardel cantava: “… Madreselvas en flor que me vieron nacer y en la vieja pared sorprendieron mi amor…” na minha santa inocência de argentino, um tanto imodesto diga-se de passagem, pelo menos naquelas épocas de juventude, acreditava que a madressilva era tão argentina quanto o próprio tango gardeliano. Quando descobri que era chinesa, confesso que senti uma decepção, talvez o primeiro dos tantos desenganos patrióticos que, naturalmente, acometem a todos os mortais.

Mesmo depois desse equívoco continuei gostando dela, afinal de contas a inocente trepadeira nada tinha a ver com meu ufanismo. Porém, lembro dos pátios portenhos sombreados por ela. Lá é plantada nos pergolados, nas cercas das casas ou cobrindo treliças amparadas por velhos muros coloniais. Seu perfume é inebriante, não somente no sentido poético, mas também real, ao ponto de ser imprudente plantá-la próximo das janelas dos quartos. Por se tratar de uma espécie de crescimento rápido e vigoroso, independente do solo, deve-se tomar cuidado com as plantas que crescem por perto, já que sua expansão é realmente grande, tanto com apoio para subir em alambrados como no chão, onde sem demora cobre grande superfícies, motivo pelo qual em vários países é considerada invasora.

Entretanto seu cultivo deve ser feito onde os invernos são mais rigorosos, aproveitando assim tudo seu esplendor.

  • Sinônimos estrangeiros: Honey suckle, japanese honeysuckle, (em inglês); madreselva (em espanhol);chèvrefeuille ,(em francês); Geiblatt, (em alemão);caprifoglio, (em italiano); wiciokrzew, (em polonês).
  • Família: Caprifoliaceae.
  • Características: trepadeira volúvel, semi-lenhosa e vigorosa. Necessita de amarrilhos para a fixação.
  • Porte: ramos com até de 10 m de comprimento, formando massa compacta.
  • Fenologia: primavera e verão.
  • Cor da flor: branco-amarelada e muito perfumada.
  • Cor da folhagem: verde.
  • Origem: Região norte e oriental da China, Japão oriental, Coréia e Taiwan.
  • Clima: temperado/subtropical. Suporta geadas.
  • Luminosidade: Pleno sol.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

4 Comments

  1. Amo madressilva, mas a minha não esta florindo a mais de uma ano.Pergunto ela esta em pleno sol plantada em vaso, o que faço para ter aquele perfume no meu jardim.obrigada

    • Cândida,

      Seguramente ela padece de alguma deficiência nutricional. Faça uma adubação usando 250 gramas de farinha de ossos e ainda 10 gramas do fertilizante Forth Flores, este último deve aplicado semanalmente.

      Ela irá florescer!

      Abraços

  2. Eu tenho uma madressilva aqui no Nordeste. Desenvolve bem. Na verdade não tem uma floração exuberante mas satisfaz. A gente se delicia do seu perfume.

    • Pois é Rivaldo, a madressilva prefere regiões com clima um pouco mais frio no inverno.
      Desse modo floresce mais.
      Abraços

Secured By miniOrange