Lotus berthelotii
bico-de-pomba, bico-de-papagaio, lótus-de-fogo, pérola-coral

Foto de User:Haplochromis, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
É uma espécie endêmica, ou seja, só é nativa nas Ilhas Canárias, onde é encontrada em áreas secas e rochosas das ilhas, como as encostas vulcânicas e as dunas.
O Lotus berthelotii é uma herbácea rasteira e pendente, sendo ideal para ser cultivada em cuias e floreiras. Possui folhas prateadas e flores que são polinizadas por pássaros, especialmente beija-flores, felosinha-das-canárias e também borboletas, mas a espécie está ameaçada de extinção devido à perda de habitat e à introdução de espécies invasoras. É uma planta relativamente fácil de manter, mas pode precisar de poda ocasional para controlar seu crescimento ou melhorar sua forma.

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
É frequentemente usado como uma planta de cobertura do solo devido ao seu hábito de crescimento rasteiro. Suas folhas finas e delicadas, juntamente com as flores vívidas, formam um tapete que é relativamente resistente à seca, o que a torna uma escolha adequada para jardins que exigem plantas tolerantes à falta de água, a rega em excesso pode causar queda da folhagem.
O nome específico “berthelotii” é uma homenagem a Sabin Berthelot, (1794 – 1880) um botânico, filósofo e naturalista francês que fez importantes contribuições para o estudo da flora das Ilhas Canárias, onde desempenhou o cargo de cônsul francês em Tenerife.

Foto de JGkatz, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
A Floricultura Úrsula tem mudas para venda.
Pode ser propagado por sementes na primavera ou por estaquia. A propagação por estaquia é comum e relativamente fácil.
- Sinônimos estrangeiros: pico de loro, pico de paloma, trébol de pie de paloma de las Canarias, trébol de Berthelot, (em espanhol); parro t’s beak, red bird of paradise, trailing bird of paradise, canary island, bird’s-foot trefoil, red bird’s-foot trefoil, berthelot’s bird’s-foot trefoil, (em inglês); bec de perroquet, pied-de-pigeon des canaries, pied-de-pigeon de berthelot, (em fra ncês); kanaren-fuchsschwanz, berthelot-fuchsschwanz, (em alemão); trifoglio a piede di colomba delle canarie, trifoglio di berthelot, (em italiano).
- Família: Fabaceae.
- Características: herbácea perene.
- Porte: 30 a 50 centímetros. Os caules podem alcançar 1 metro de comprimento.
- Fenologia: primavera, verão e início do outono.
- Cor da flor: vermelha ou alaranjada.
- Cor da folhagem: verde acinzentado.
- Origem: Ilhas Canárias, em particular de Tenerife, arquipélago espanhol ao largo da costa noroeste da África.
- Clima: subtropical.
- Luminosidade: pleno sol.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.