Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Macadamia integrifolia

macadâmia, noz-macadâmia, noz-de-queensland

Foto de Tatiana Gerus from Brisbane, Australia, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

A macadâmia é tida como uma das nozes mais finas, por causa de seus valores nutricionais, já que são ricas em gorduras monoinsaturadas, proteínas, fibras e minerais, como magnésio, potássio e fósforo. Seus benefícios para a saúde são grandes, no combate dos radicais livres e auxiliando no rejuvenescimento da pele, já que contribuem para a hidratação, pois as suas nozes contêm ácido palmitoleico, que lhe dão propriedades suavizantes e calmantes. Também pode diminuir o risco de doenças cardíacas e os níveis do elevado colesterol e triglicérides. Para obter esses benefícios, podem-se consumir duas unidades por dia.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

A Macadamia integrifolia é uma árvore com folhas verde-escuras e flores brancas perfumadas, de crescimento lento, leva cerca de 10 anos para começar a produzir frutos, é tolerante a seca e a solos pobres, mas prefere solos arenosos e bem drenados, é relativamente resistente a pragas e doenças, no entanto, pode ser atacada por cochonilhas, pulgões e outras pragas, também pode ser suscetível a doenças fúngicas, como a ferrugem.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

É uma árvore popular para paisagismo, sendo tolerante à seca e à salinidade,  podendo suportar uma ampla gama de condições de solo. É também de crescimento relativamente rápido, o que a torna uma boa escolha para projetos de paisagismo de curto prazo.

Seu nome foi dado pelo botânico, geógrafo e médico alemão-australiano, geógrafo Ferdinand von Mueller, (1825 — 1896), seu descobridor, homenageando um colega seu, o naturalista, engenheiro civil e político australiano de origem escocesa John Macadam (1827 – 1865).

É  propagada por sementes ou por enxertia. As sementes devem ser plantadas em um local quente e protegido. A germinação leva de 6 a 8 semanas.

  • Sinônimos estrangeirosmacadamia nut, macadamia nut tree, (em inglês); noix de macadâmia, arbre de macadâmia, (em francês); nuez de macadâmia, nogal de Austrália, árbol de macadamia. (em espanhol); noce di macadâmia, albero di macadâmia, (em italiano); macadamia-nuss, macadamia-baum, (em alemão); makadamia nattsu,(em japonês); xiàwéi hēi guǒ, (em chinês); jawz al-makadamia, (em árabe); makadamia, (em coreano); kukui nut, (em Havaí); kacang makadamia, (na Malásia).
  • Família: Proteaceae.
  • Características: árvore ou arbusto perene.
  • Porte: entre 2 e 10 metros de altura.
  • Fenologia: julho a setembro.
  • Cor da flor: branca ou amarelada.
  • Cor do fruto: marrom.
  • Cor da folhagem: verde escura e brilhante.
  • Origem: leste da Austrália, Nova Caledónia, Indonésia e ilha Celebes.
  • Clima: subtropical/tropical.
  • Luminosidade: sol pleno. Não tolera ventos nem geadas

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Já sou sua fã, adora plantas,natureza,minha tristeza é que nunca pude viver este amor pela natureza, abraços vc é o máximo.

    • Olá Christiani,

      Obrigado pelo carinho!

      Abraços

Secured By miniOrange