Mackaya bella
macaia-branca, campanilha do bosque

Foto de Raffi Kojian, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Um arbusto com folhas verdes brilhantes e margens onduladas e dentadas, geralmente com vários caules delgados, casca lisa marrom-clara. Suas flores esbranquiçadas com listras lilás são tubulares, produzidas em inflorescências longas e espigadas, sendo visitadas por abelhas guiadas até o néctar por causa dessas listras que atuam como luzes de pouso, para dirigi-las, polinizando a flor. A Mackaya bella é uma planta popular para jardinagem, ela prefere sombra e floresce durante todo o ano. É frequentemente utilizada como planta de fundo ou para criar um efeito de sombreamento. Também pode ser cultivada em vasos grandes em pátios. A Mackaya bella é uma planta relativamente fácil de cultivar, preferindo solos bem drenados. Deve ser regada regularmente, especialmente durante os meses de verão.

Foto de PD Photo.org, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
Cresce também como uma pequena árvore em florestas perenes, muitas vezes ao longo das margens de riachos, até cerca de 2.000 m de altitude. Esta planta é endémica da África do Sul e Eswatini, ou seja, não ocorre naturalmente em nenhum outro lugar do mundo, exceto na África Austral, entretanto já é cultivada no Brasil.

Foto de JMK, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
O nome científico da planta foi dado em homenagem a James Townsend Mackay (1775-1862), um botânico e horticultor escocês, que foi curador do Jardim Botânico do Trinity College, na Universidade de Dublin de 1804 até sua morte em 1862. Ele foi o autor da Flora Hibernica, um catálogo da flora irlandesa. O nome específico bella significa “bonita”, uma homenagem às suas grandes flores em forma de sino.
Sua multiplicação é fácil a partir de estacas semi-lenhosas colhidas na primavera ou no outono, plantadas em areia lavada de rio. As plantas também podem ser propagadas a partir de sementes na primavera ou início do verão.
- Sinônimos estrangeiros: mackaya, forest bell-bush, river bells, beautiful mackaya, white-flowered mackaya, white-flowered tree fern, (em inglês); mackaya bella, helecho arborescente de flores blancas, (em espanhol); mackaya bella, fougère arborescente à fleurs blanches, (em francês); mackaya bella, felce arborea dai fiori bianchi, (em italiano); mackaya bella, baumfarn mit weißen blüten, (em alemão); macaya bera, (em japonês), báihuā mǎkǎyà, (em chinês); bosklokkiesbos, blouklokkiesbos, (em africâner ); umavuthwa, uzwathi, uphulule, icaphozi, (em zulu).
- Família: Acanthaceae.
- Características: arbusto perene.
- Porte: de 1,80 a 3,50 metros de altura.
- Fenologia: ano todo, com maior intensidade na primavera, verão e outono.
- Cor da flor: esbranquiçada.
- Cor da folhagem: verde brilhante, com margens onduladas e dentadas.
- Origem: África do Sul, Eswatini.
- Clima: subtropical/temperado. Não tolera geadas.
- Luminosidade: meia sombra, sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.