Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Magnolia liliflora

Magnólia-roxa

Foto de Gzen92, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Esta arvoreta é encantadora no inverno, quando sem folhas expõe uma florada espetacular, abrindo grandes pétalas, levemente perfumadas que lembram tulipas em meio aos ramos acinzentados. Tem por costume emitir brotações da raiz, gerando touceiras. É adequada para as regiões sulinas ou as montanhosas do Sudeste do Brasil, em jardins de pequeno tamanho onde uma arvoreta de tamanho reduzido sempre é muito bem-vinda.

Na China, estas magnólias são plantadas ao redor dos templos, dando acolhimento ao Buda. É cultivada no Japão há séculos e na Europa e América do Norte desde o século XIX.

Foto de Kurt Stueber, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Pode ser afetada por algumas pragas quando cultivada em regiões com invernos aquecidos,  como cochonilhas, caracóis e lesmas que atacam as plantas jovens e doenças fúngicas, como podridão da raiz, quando o solo excessivamente úmido. Todas as magnólias são árvores e arvoretas que toleram bem a poluição atmosférica.

O gênero Magnolia é uma homenagem a Pierre Magnol, (1638 – 1715), um professor e botânico francês que foi diretor do Jardim Botânico Real de Montpellier e ocupou uma cadeira na Académie Royale des Sciences de Paris. É um gênero de aproximadamente 120 espécies de plantas da família Magnoliaceae.

Foto de Agataw8, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons

Propaga-se por estacas maduras, cortadas no inverno ou por alporquia.

  • Sinônimos estrangeiros: Mulan magnolia, purple magnolia, red magnolia, lily magnolia, tulip magnolia, jane magnólia, woody-orchid, (em inglês); árbol lirio, tulipanero de jardín, mulan, magnolia tulipán, magnolia lírio, (em espanhol); magnolia lillifleur, magnolia à fleurs de lis, (em francês); lilien-magnolie, purpur-magnolie, (em alemão); magnolia a fiore di giglio, (em italiano); mokuren, shi-mokuren, (em japonês); magnolia pu rpurowa, (em polonês).
  • Família: Magnoliaceae.
  • Características: arbusto ou arvoreta caducifólio.
  • Porte: 2,50 a 3,50 metros de altura.
  • Fenologia: inverno, início da primavera.
  • Cor da flor: branca por dentro e arroxeada externamente.
  • Cor da folhagem: verde intenso e brilhante.
  • Origem: sudoeste da China, nas províncias de Sichuan e Yunnan.
  • Clima: temperado.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

Secured By miniOrange