Mahonia japonica
maónia

Foto de peganum from Small Dole, England, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
É um arbusto que cresce até 2 metros de altura. A folhagem é verde-escura na parte superior e vermelha escura ou vermelha alaranjada, na sua fase juvenil, mais pálida no dorso, com bordas espinhosas. As flores amarelas são pequenas e cheirosas, formando cachos atraentes e os pequenos frutos cerosos, semelhantes a uvas, amadurecem com uma tonalidade preto-azulado no final da primavera até o início do verão. Esses frutos são atraentes para os pássaros. As temperaturas baixas acentuam o colorido das folhas, que passam do verde escuro para o vermelho intenso e o alaranjado.

Foto de KENPEI, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Nos jardins das regiões sulinas do Brasil, deve ser usada como ponto focal, devido a sua fronde matizada, sempre em solos bem drenados e levemente úmidos. Desenvolve melhor em áreas ligeiramente sombreadas ou recebendo o sol matutino, em solos sem nenhuma pretensão, apenas levemente úmidos. Uma adubação com farinha de ossos, no início da primavera, estimula a sua floração.

Foto de Agnieszka Kwiecień, Nova, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Seu nome homenageia Bernard M’Mahon (1775 – 1816), horticultor irlandês, autor de The American Gardener’s Calendar, em 1806.
É reproduzida por sementes, que devem ser semeadas em seguida de recolhidas, no final do inverno ou na primavera, germinando em seis semanas.
- Sinônimos estrangeiros: japanese mahonia, oregon grape-holly, (em inglês); mahonie du Japon, (em francês); uva de oregón, (em espanhol); japanische mahonie, (em alemão); maonia giapponese, (em italiano); hiiraginanten, (em japonês).
- Família: Berberidaceae.
- Características: arbusto perene.
- Porte: 1,50 a 2,00 metros de altura.
- Fenologia: outono até a primavera
- Cor da flor: amarela e perfumada, seguida de frutos azul púrpura.
- Cor da folhagem: verde escura e vermelha escura ou vermelha alaranjada, na sua fase juvenil.
- Origem: China e Taiwan.
- Clima: temperado/subtropical ( suporta geadas leves).
- Luminosidade: sombra parcial, sol da manhã.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.