Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Mammillaria zeilmanniana

cacto-mexicano

Foto de Leonora Enking from West Sussex, England, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

De forma globosa e de cor verde é reconhecido pelo formato original, lembrando pequenas mamas, fato que inspirou seu nome botânico Mammillaria. Possui espinhos marrom-avermelhados e solta flores roxas, com até dois centímetros de diâmetro,  em uma coroa rodeando o ápice do corpo do cacto. A floração ocorre mesmo na sua fase jovem, quando ele é solitário, mas lentamente forma um aglomerado de hastes individuais, quase globulares, com tonalidade verde brilhante e 7 ou 10 centímetros de altura, com 6 ou 7 centímetros de largura.

Foto de The Greenery Nursery and Garden Shop from Turlock, Ca, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

O gênero Mammillaria compreende mais de 200 espécies nativas em México e são de pequeno tamanho, ideais para jardins rochosos acompanhadas de outros cactos, agaves e suculentas. No seu habitat natural cresce em uma área bastante limitada, em rochas vulcânicas e um ambiente muito seco. As raízes ficam em uma camada fina, formada por musgos e samambaias que cobrem essas pedras a uma altitude de 1.900 metros.

O solo onde cresce deve ser arenoso e quando cultivado em vasos, estes devem ser de barro por serem mais porosos. As regas devem ser moderadas na primavera e no verão, deixando o solo seco entre elas. O excesso de água pode causar apodrecimento e no outono/inverno precisa ser suspensa. Adubações com o fertilizante Forth Cactos, nos meses com temperaturas altas, estimulam o crescimento.

Foto de Dornenwolf from Deutschland, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A multiplicação e feita a partir das sementes, depois da floração. Estas devem ser dispostas em papel absorvente, colocando-as em local seco durante vários dias para enxugarem bem, antes de serem semeadas em solo arenoso.

  • Sinônimos estrangeirosrose pincushion cactos, pink crown, nipple cactus, (em inglês); biznaguita, biznaga de Zeilmann, (em espanhol).
  • Família: Cactaceae.
  • Características: pequeno cacto perene.
  • Porte: 7 a 10 centímetros de altura.
  • Fenologia: ano todo, com maior intensidade no verão.
  • Cor da flor: rósea magenta, raramente branca.
  • Cor da estrutura: verde escuro.
  • Origem: no estado de Guanajuato, no centro do México.
  • Clima: subtropical e muito tolerante a seca.
  • Luminosidade: Sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange