Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Manihot esculenta “Variegata”

mandioca variegada, mandioca ornamental, tapioca variegada, aipim-amarelo, maniçoba variegada, macaxeira-variegada

Foto de Don McCulley, CC0, via Wikimedia Commons

Um arbusto com crescimento rápido, cultivado como planta ornamental devido à sua folhagem atraente que apresenta folhas palmadas e profundamente lobadas, verdes brilhantes, matizadas ao longo da nervura central com tonalidades amarelas, os caules vermelhos brilhantes aumentam seu apelo decorativo. Luze esplendidamente quando plantada em pequenos grupos, contrastando com outros arbustos com folhas verde escuras. É adequada para ser cultivada em vasos, em pátios ensolarados. No jardim também pode atuar como ponto focal. Seus tubérculos são comestíveis quando cozidos, sendo importante em muitas partes do mundo, pois essas raízes são a fonte da tapioca. No entanto, as folhas e raízes da mandioca contêm toxinas que podem ser fatais se consumidas cruas.

Foto de Mokkie, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

O Brasil é o segundo maior produtor de mandioca, depois da Nigéria, com 33,8 milhões de toneladas em 2020. Ela é um alimento básico importante no país, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Além disso, a mandioca é utilizada na produção de diversos produtos, como farinha, fécula, tapioca e biocombustíveis.

Foto de Dinesh Valke from Thane, India, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Pode ser propagada por estacas de caule, que devem ser cortadas de plantas maduras e saudáveis, com pelo menos um nó ou broto. Elas podem ser enraizadas em água antes de serem plantadas no solo ou diretamente no solo, desde que sejam mantidas úmidas até que as raízes se desenvolvam.

  • Sinônimos estrangeirosbitter cassava, variegated cassava, rainbow cassava, ornamental cassava, (em inglês); manioc panachée, manioc arc-en-ciel, (em francês); mandioca ornamental, (em espanhol); buntblättriger maniok, regenbogenmaniok, ziermaniok, (em alemão); manioca variegata, manioca arcobaleno, manioca ornamentale, (em italiano).
  • Família: Euphorbiaceae.
  • Características: arbusto perene.
  • Porte: 1,80 a 2,50 m de altura.
  • Fenologia: ano todo.
  • Cor da flor: branca esverdeada, insignificante.
  • Cor da folhagem: verde brilhante, matizadas com tonalidades amarelas.
  • Origem: América do Sul. Especialmente Brasil, Paraguai, Bolívia e norte da Argentina.
  • Clima: tropical, subtropical. Não tolera geadas
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange