Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Maranta arundinacea “Variegata”

araruta, araruta-gigante, araruta-palmeira, ramosa, embiri, agutiguepe, sagú

Foto de Nobis85, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Uma linda maranta com folhas matizadas de branco, ela cresce tanto na sombra como no sol matutino, sem perder sua graciosidade. Entretanto precisa de climas quentes, onde a temperatura não fique abaixo dos 12º e com umidade ambiente alta, o solo deve ser ácido ter um pH de 5,5 a 6,0, composto por uma parte de terra vegetal e uma parte de substrato, permitindo boa umidade e drenagem. Pode ser aproveitada sob a copa das árvores ou em vasos como planta de interior.

Seus rizomas, desidratados e transformados em pó, são adicionados na comida, ajudando na nutrição, uma vez que são ricos em fibras e de fácil digestão, deles se obtém a fécula de araruta, utilizada no preparo de biscoitos, bolos, sorvetes e broas, sendo cultivada em várias regiões com essa finalidade.

Foto de Bùi Thụy Đào Nguyên, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

No início do século XIX, seu cultivo se estendeu para fora de seus locais de origem e atualmente os maiores produtores são as ilhas caribenhas de São Vicente e Granadinas, Jamaica, Brasil, e no Sudeste Asiático, nas Filipinas, Índia, a Indonésia e Sri Lanka . O amido extraído dos rizomas, denominado araruta, distingue-se pelas suas características de elevada digestibilidade e ausência de glúten, sendo por isso indicado para crianças, convalescentes, intolerantes ao trigo e celíacos.

O nome botânico homenageia o médico e botânico veneziano Bartolomeo Maranta (1500-1571), ele trabalhou no Jardim Botânico de Nápoles de 1554 a 1556 e arundinacea significa semelhante a cana.

É multiplicada pelos rizomas.

  • Sinônimos estrangeirosarrowroot plant, prayer plant, (em inglês);  guapo, araruta, planta-obediente, arroruz, arruruz, chuchute, tamalera, sagú de San Vicente, saguero, silú, yerén, (em espanhol);  dictame, herbe aux flèches, (em francês); zhu yu, (em chinês); kuzuukon, (em japonês).
  • Família: Marantaceae.
  • Características: herbácea perene de folhagem ornamental.
  • Porte: 0,80 a 1 metro de altura.
  • Fenologia: primavera e verão.
  • Cor da flor: branca, insignificante.
  • Cor da folhagem: verde escuro com manchas verde claro e brancas.
  • Origem: Brasil, América Tropical.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: meia-sombra, sol da manhã.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Vendem RIZOMAS dessa araruta VARIEGADA ?. Meu contato=96 99105-4141

Secured By miniOrange