Maranta leuconeura “Kerchoveana”
barriga-de-sapo, maranta-pena-de-pavão

Foto de Krzysztof Ziarnek, Kenraiz, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Excelente para ser cultivada em áreas muito sombreadas, sob a copa das árvores, assim como nas residências longe de janelas, desde que com umidade ambiente alta e solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, ela é ideal para acarpetar o solo, servindo como forração, mas também nos banheiros, pois o vapor do chuveiro adicionará umidade ao ar. Recomendo não usar água de torneira ao regar, essas plantas são sensíveis ao flúor e ao cloro, que podem causar queimaduras nas folhas.
O nome leuconeura significa “veias brancas”, referindo-se às folhas matizadas, que se enrolam à noite, (fotonástica), por isso o apelido em inglês prayer plant (planta de oração), este comportamento também acontece quando a irrigação é insuficiente.

Foto de Vlmastra assumed (based on copyright claims)., Public domain, via Wikimedia Commons
Eu tenho usado ela em vasos, em locais escuros e posso afirmar que é fantástica quando cultivada na sombra, porém precisa ser orvalhada diariamente, na parte da manhã, com água filtrada ou mineral. Desse modo vegeta muito bem, cobrindo totalmente o solo.
Sua denominação botânica é uma homenagem ao médico, botânico e teórico literário italiano Bartholomaeus Marantha (1500 – 1571). Ele trabalhou no Jardim Botânico de Nápoles fundado por Gian Vincenzo Pinelli e, por volta de 1568, ajudou a fundar o Jardim Botânico em Roma. Também foi médico do duque de Mântua e mais tarde do cardeal Branda Castiglioni.

Foto de C T Johansson, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
É reproduzida, facilmente, pela divisão de touceiras, em qualquer época.
- Sinônimos estrangeiros: prayer plant, green prayer plant, rabbit’s foot, rabbit track, (em inglês); planta de oración, sapito, sapo, (em espanhol); pianta della preghiera, (em ital iano); plante de prière, (em francês);
- Família: Marantaceae.
- Características: herbácea perene de folhagem ornamental.
- Porte: 15 a 20 cm de altura.
- Fenologia: primavera e verão, insignificantes.
- Cor da flor: branca.
- Cor da folhagem: verde musgo com manchas amarronzadas parecendo pinceladas.
- Origem: Brasil, Guiana.
- Clima: tropical/subtropical.
- Luminosidade: sombra/meia-sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.