Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Melia azedarach

cinamomo, paraíso, sicómoro, árvore-santa, amargoseira, bombal, cedro-do-ceilão, agrião, conteira, jasmim-azul, jasmim-de-cachorro, lilás-da-índia, lilás-das-antilhas, mélia

O cinamomo é adequado a qualquer tipo de solo, mesmo sendo pobre e seco, mas se fértil e com boa drenagem, progride rapidamente e com mais vigor. É uma árvore que precisa de sol, mas pode viver na meia sombra, resistindo ao calor e à seca e adequado para regiões onde chove pouco, com invernos frios e verões quentes. Suporta bem os transplantes e é de crescimento rápido. Com flores são lilases, aromáticas, surge na margem de rios, estradas e por vezes em locais rurais. 

É considerada uma espécie sagrada na Pérsia, na Índia e no Arquipélago Malaio, sendo seus frutos utilizados na Europa Meridional, para confeccionar rosários, surgindo assim o nome de árvore santa que lhe é dado em Barcelona. 

Os frutos esféricos de cor dourada, do também chamado de paraíso, têm propriedades narcóticas e são tóxicos se ingeridos em certa quantidade, podendo causar aumento da salivação, náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarreia intensa.  Desses frutos lograva-se um gás inflamável que se usou para a iluminação. Depois de cozidos obtém propriedades inseticidas e alguns autores lhe atribuem certa eficácia no combate a algumas parasitas. Sua madeira é homogênea e fácil de trabalhar, tendo-se empregado em marcenaria e na fabricação de vigas de construção. 

No paisagismo é especialmente adequada para alamedas, em alinhamentos, mas também muito atraente quando usada de modo isolado. 

  • Sinônimos estrangeiros: persian lilac, chinaberry, pride of India, bead tree, syringa, white cedar, (em inglês); cinamomo, canelo, agriaz, lila, paraíso, paraíso chino, sombrilla, árbol del paraíso, árvore santa, (em espanhol); sycomore, margousier, lilas des indes, arbre à chapelets, arbre saint, mélia faux neem, (em francês); zanzalakht, dharek, dhraik, (em árabe); ghora nim, (na Índia);
  • Família: Meliaceae.
  • Características: Árvore caducifólia.
  • Porte: 8 a 12 de altura e 8 m de diâmetro de copa.
  • Fenologia: Final do inverno, primavera.
  • Cor da flor: Azul arroxeado
  • Cor da folhagem: Cinzenta- acastanhada.
  • Origem: China, Himalaia, norte da Índia, Taiwan, Indonésia, Ilhas Salomão, Oceania.
  • Clima: Subtropical, temperado.
  • Luminosidade: Sol pleno a sombra parcial.

Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.