Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Mentha Spicata

hortelã, hortelã-verde, hortelã-de-leite, hortelã-da-cozinha, hortelã-comum

Na mitologia grega Minthe era uma bela ninfa que foi transformada na planta da menta por Perséfone, em uma crise de ciúmes. A deusa das ervas e dos perfumes evitou desse modo que a ninfa seduzisse Hades, o deus que governava os infernos. Talvez isto explique a analogia existente nos rituais fúnebres da Grécia Antiga, onde eram usados o alecrim e a menta na esperança de uma vida após a morte.

Mentha Spicata

As várias espécies de menta produzem facilmente híbridos dificultando a identificação. Sabe-se que foram classificadas mais de 50 variedades, sendo as mais populares:

  • Mentha arvensis
  • Mentha cervina
  • Mentha longifolia
  • Mentha piperita
  • Mentha pulegium
  • Mentha spicata
  • Mentha sylvestris

Contudo, a mais aproveitada na culinária e cultivada em todo o mundo é a hortelã (Mentha spicata), especialmente nas tradições árabes onde está presente em saladas como o tabule e o fatuche e também temperando cordeiro e nos chás refrescantes. O mojito, drinque cubano favorito de Hemingway, leva rum, limão, açúcar, club soda e esta erva que lhe dá o perfume inconfundível, A hortelã é antioxidante, digestiva, ótima para remediar enjoos e vermes, combater a insônia, aromatizar pastas dentais e para fazer um escalda pés, aliviando o cansaço.

Necessita de solos levemente úmidos e deve ser cultivada separada de outras ervas, pelo seu caráter invasivo. Não é necessária qualquer adubação, já que o excesso de nutrientes estimula o crescimento, diminuindo a fragrância.

  • Sinônimos estrangeiros: spearmint, spear mint (em inglês); menta, hierbabuena, (em espanhol); edelminze (em alemão); menthe poivrée (em francês); menta piperita (em italiano).
  • Família: Lamiaceae
  • Características: herbácea perene
  • Porte: 20 a 50 centímetros de altura
  • Fenologia: o ano todo, principalmente primavera, verão e outono
  • Cor da flor: rosada
  • Cor da folhagem: verde
  • Origem: Sudoeste da Ásia e Europa
  • Clima: temperado ou subtropical
  • Luminosidade: sol pleno

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comments

  1. Olá, Raul,

    Adquiri sementes de Mentha spicata e preparei uma terrinha num vaso hoje para que as sementes germinem. Já tenho noção da necessidade da rega constante da planta e mesmo das sementes para que elas germinem (que geralmente só torna-se perceptível 1 semana após). Todavia, Sou da capital do Rio de Janeiro, e aqui é um desafio verdadeiro para qualquer planta normal sobreviver ao calor descomunal. Portanto, gostaria de lhe perguntar se a idéia que estou tendo é muito absurda: Estou pensando em deixar o vasinho na geladeira durante a madrugada (colocar lá para dormir e retirar ao acordar), de modo a tentar mimetizar a temperatura fria que a planta está mais habituada, bem como fazer uma boa fase escura da fotossíntese, de maneira ininterrupta, durante a madrugada.

    É uma ideia muito absurda? Obrigado pela atenção.

    • Olá Dario,

      Sei que as folhas podem ser conservadas na geladeira, mas a planta não tenho experiência nesse sentido. De qualquer maneira faça uma tentativa, a pesar que acho um choque térmico muito acentuado tira-la do ambiente externo para a geladeira.

      Abraços

      • Olá Raul,

        No caso, as sementes ainda não germinaram. Se a planta já fosse grande, até por limitação de espaço, não colocaria na geladeira, mas temo que o calor, mesmo com rega frequente, vá desidratar demais o broto quando houver. Vou fazer a tentativa e depois eu trago o relato.

        Abraços!

        • Maravilha Dario!

          Aguardo seus futuros comentários!

          Abraços

  2. Olá,

    Conheço, desde menina, o hortelã comum, com o qual minha mãe fazia chás, mas tivemos, por certo período, outro hortelã, que era chamado de hortelã-pimenta, de sabor bem forte e ardido, que, quando adicionado a uma limonada, a deixava deliciosamente mentolada. O sabor parecia o de uma bala de mentol. As folhas da erva, pelo que me lembro, não eram muito diferentes. Sei que não era o de folha grossa.
    Você poderia me dizer, entre as variedades citadas neste artigo, à qual variedade esse hortelã de sabor bem mentolado deve corresponder?

    Obrigada

    Lourdes

    • Olá Lourdes,

      A hortelã-pimenta é a (Mentha x piperita) um híbrido obtido do cruzamento entre Mentha aquatica e Mentha spicata.

      Abraços

  3. Gostaria de saber como colher a hortelã… obrigada!

    • Sabrina,

      Corte, aproximadamente, três dedos de cada ramo, onde crescem as folhas grandes e pequenas. A hortelã irá brotar em seguida.

      Abraços

  4. Além do solo úmido, gosto muito desta planta, HORTELÃ, já comprei varias mudas e morrerão. Qual é o melhor lugar para planta-la.Vou morar em uma casa e pretendo fazer meu próprio jardim. Gostarias de algumas dicas . Obrigada

    • Olá Irma,

      O clima de Porto Alegre é favorável por causa dos invernos frios. Com temperaturas baixas, pelo menos em uma parte do ano, o aroma das folhas é mais intenso. O solo, como mencionei, deve ser levemente úmido, mas nunca argilosos porque a hortelã requer boa drenagem. Prepare o canteiro da seguinte maneira:

      40% de terra de superficie, 30% de um bom substrato e 30 % de areia, tudo muito bem misturado. Em seguida regue com Fosway, 30 ml diluido em 10 litros e água, plante e repita após 30 dias o Fosway. Passado esse primeiro mês use o fertilizante FORTH Hortaliças, seguindo as instruções da embalagem. Pulverizações com Cupro Dimy garantem uma defesa contra doenças fúngicas.

      De resto é desfrutar!

      Abraços

Secured By miniOrange