Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Metrosideros excelsa

metrosídero, árvore-de-fogo

Foto de Ed323 at English Wikipedia, Public domain, via Wikimedia Commons

A árvore-de-fogo surge espontaneamente até em penhascos íngremes, particularmente em zonas costeiras. Ela é um símbolo na cultura neozelandesa, sendo aproveitada por eles no paisagismo. Também é usada pelos maoris da Nova Zelândia, para construir canoas, já que as torna resistentes ao molusco marinho que apodrece embarcações. Também é aproveitada para fins medicinais, sua casca é usada para tratar problemas digestivos e as flores para tratar problemas respiratórios. Estes nativos a consideram sagrada, muitas vezes associada a histórias e lendas, eles acreditam que a árvore-de-fogo é um símbolo de força, coragem, e amor e também um símbolo de fertilidade, é frequentemente plantada perto de casas para trazer boa sorte.

Foto de Kristina D.C. Hoeppner from Wellington, New Zealand, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

No paisagismo pode ser pensada para proporcionar privacidade, criando cercas altas e compactas, igualmente é perfeita quando usada como quebra-ventos em áreas de restinga, já que tolera a salinidade e os ventos marítimos. Tem também a propriedade de facultar uma boa sombra e pode ser uma escolha quando cultivada em vasos. As flores, com aparência semelhante à de uma escova, produzem néctar, sendo considerada uma valiosa melífera. Normalmente cresce formando vários troncos curtos com casca áspera e fissurada e seus ramos apresentam um emaranhado de raízes fibrosas aéreas.

Foto de Andrés Sánchez Villasuso, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A árvore-de-fogo pode ser propagada por sementes ou por estacas. As sementes devem ser semeadas em solo úmido e mantido em local quente. As estacas devem ser tomadas de galhos saudáveis, e devem ser plantadas, também, em solo úmido e mantido em local quente.

  •  Sinônimos estrangeiros: New Zealand Christmas tree, New Zealand Christmas bush, (em inglês);  árbol de Navidad de Nueva Zelandia, (em espanhol); pōhutukawa, (em maori); mérisier de Nouvelle-Zélande, (em francês); neuseeländischer weihnachtsbaum, (em alemão); albero di Natale neozelandese, (em italiano); nyuujīrando kurisumasu tsuri, (em japonês); xīnxīlán shèngdàn shù, (em chinês).
  • Família: Myrtaceae.
  • Características: árvore perene.
  • Porte: até 20 metros de altura.
  • Fenologia: verão.
  • Cor da flor: vermelha.
  • Cor da folhagem: verde brilhante na frente e cinzenta clara no dorso.
  • Origem: Nova Zelândia.
  • Clima: subtropical/temperado.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange