Miconia cinnamomifolia
jacatirão-açu, quaresma-branca, jacatirão-miúdo, casca-de-arroz, vassoura, vassoura-mansa, vassourão, vassourinha
Com copa arredonda e densamente foliada, suas folhas são simples, opostas, com margens inteiras ou ligeiramente dentadas, de textura coriácea e áspera, apresentando nervuras bem marcadas, típicas da família Melastomataceae; brinda flores pequenas e perfumadas; seus frutos violáceos atraem o mico-leão-dourado sendo também melífera, com produção de pólen e néctar. É considerado uma das melhores espécies arbóreas da Floresta Atlântica de Santa Catarina, para apicultura. A espécie é recomendada para parques e arborização urbana, apresentando um crescimento rápido, podendo atingir a maturidade em poucos anos e pode ser utilizada em projetos de restauração ecológica ou em jardins que procuram replicar ambientes de floresta tropical. Ela pode ajudar a criar uma sensação de exuberância e nat uralidade. Um aspecto interessante é que suas raízes podem ajudar na estabilização do solo, tornando-a útil em áreas propensas à erosão.
Seu nome é uma homenagem a D. Micon, médico espanhol; usa-se o termo cinnamomifolia porque as folhas lembram as espécies do gênero Cinnamomum.
Para multiplica-la deve se esperar até que os frutos estejam maduros e macios, geralmente entre os meses de maio e julho, em seguida se extraem as sementes com cuidado, lavando-as em água corrente para remover a polpa da fruta, depois devem ser secadas ao ar por alguns dias antes de plantá-las em um vaso ou canteiro com terra fértil e úmida, a uma profundidade de cerca de 0,5 cm, cobrindo-as levemente com substrato fino. O solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado, a germinação ocorre em 2 a 4 semanas.
- Sinônimos estrangeiros: cinnamon miconia, cinnamonwood, red miconia, (em inglês); miconia de canela, mico-miconia, (em espanhol); miconia cinnamome, miconia à cannelle, (em francês); zimt-miconie, zimtholz, roter miconiabaum, (em alemão); miconia cannella, miconia della cannella, (em italiano).
- Família: Melastomaceae.
- Características: árvore perene.
- Porte: 8 a 15 metros de altura. Excepcionalmente alcança 25 metros.
- Fenologia: de novembro a janeiro.
- Cor da flor: branca.
- Cor da folhagem: verde-clara.
- Origem: nordeste, sudeste e sul do Brasil e também na Colômbia, Equador e Peru.
- Clima: subtropical/tropical.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.