Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Mimosa caesalpiniifolia

sansão-do-campo, sabiá, sabiazeiro, cebiá, jupinuan, sansão-de-espinho, unha-de-gato

Foto de João Medeiros, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Uma árvore de rápido crescimento, muito utilizada em cercas defensivas, já que é espinhenta. As folhas possuem alto valor nutricional, contendo aproximadamente 17% de proteína e servem de alimento ao gado durante o período de estiagem no sertão semiárido e no verão, as flores perfumadas, são visitadas por abelhas. Suas raízes são radiais e superficiais, distribuídas, na camada de solo, até 25 centímetros de profundidade. A espécie suporta longos períodos de estiagem, portanto é uma boa opção no paisagismo xerófito, assim como a utilização da madeira em moirões, estacas e lenha, entretanto é considerada uma planta invasora.

Foto de mauroguanandi, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

O sansão-do-campo é usado como quebra-vento em cerca-vivas, no Sudeste é comum seu aproveitamento para cercar sítios, indústrias, fazendas, loteamentos e áreas de mineração. Nesta última, tem a incumbência de diminuir os impactos da atividade, como a poeira e o aspecto visual, proporcionando um bom resultado paisagístico, além de impedir o acesso de animais e pessoas. Igualmente é útil marcando caminhos e passagens de carros, além de sinalizar os limites de variados ambientes. Quando usada como cerca-viva recomendo que  seja plantada adensada, de metro em metro entre as mudas, sem a necessidade de usar telas ou arames.

Foto de João Medeiros, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

A reprodução é feita pelas sementes, logo após colhidas, em solo arenoso e meia sombra, mantido úmido. A emergência é rápida, acontecendo em aproximadamente em 10 a 15 dias.

  • Sinônimos estrangeiros: yellow acacia, cat’s claw, (em inglês); mimosa jaune, griffe de chat, (em francês); acacia amarilla, uña de gato, mimosa brava, (em espanhol); gelbe akazie, katzenkralle, (em alemão); mimosa gialla , unghia di gatto, (em italiano).
  • Família: Leguminosae – Mimosoideae
  • Características: árvore ou arvoreta espinhenta e decídua.
  • Porte: 5 a 8 metros de altura.
  • Fenologia:  entre novembro e março, o maior pico de floração entre abril e junho.
  • Cor da flor: branca.
  • Cor da folhagem: a face superior é verde-escura e a inferior verde-clara ou esbranquiçada.
  • Origem: Brasil, na Caatinga nordestina.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange