Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Mirabilis jalapa

Maravilha, boa-noite, bonina, batata-de-purga, bela-noite, pó-de-arroz, erva-de-santa-catarina, balsamina, maravilha-de-forquilha, beijo-de-frade, flor-de-quatro-horas

Talvez o mais curioso desta planta seja o fato de, no mesmo pé, floresce em diferentes cores; percebi que a variedade de flores amarelas, com o tempo, tende a mudar para tons róseos e a de flores brancas, quando o arbustinho fica adulto, tinge as pétalas de lilás. Mas independente da cor, são perfumadas a partir do período da tarde para atrair a mariposa- esfinge.

É rústica a tal ponto que se torna espontânea, inclusive em regiões litorâneas.

  • Sinônimos estrangeiros: Four-o’clock (em inglês) dondiego-de-noche, donpedros, periquitos (em espanhol) belle-de-nuit (em francês) la bella di notte (em italiano) wunderblume (em alemão)
  • Família: Nyctaginaceae
  • Características: Herbácea arbustiva perene
  • Porte: 0,70 a 1,20 m
  • Cor da flor: Branca, amarela, vermelha, roxa, rósea ou matizada; na primavera, no verão e no outono.
  • Cor da folhagem: Verde-claro
  • Origem: Vales andinos do Peru
  • Clima: Subtropical/tropical (não suportam geadas)
  • Luminosidade: Pleno sol

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

15 Comments

  1. Boa tarde. Tenho Mirabilis jalapa aqui em uma praça no fundo da minha casa desde criança. Meu avô já cultivava, ou seja, tenho 47 anos e então tem muito tempo que estão aqui próximas a nós. Quando era pequena e até bem pouco tempo, as boninas eram amarelas, rosa escuro e brancas e se misturavam entre si. Tínhamos a variedade vermelha com amarela. Era muito bonita. Há uns 10 anos mais ou menos peguei algumas sementes e plantei aqui em casa. Começaram a sair flores rosa, saiu muito pouco amarela. Mas ultimamente o rosa ficou cada vez mais claro e agora todas estão brancas. Até as que estão na praça estão brancas. O que pode ser? Ph do solo ou a mistura delas chegou a uma genética dominante das brancas?

    • Boa tarde Carlene,

      O fenômeno de mudança de cor das flores da Mirabilis jalapa também intrigou os entusiastas e botânicos de flores de todo o mundo. As flores amarelas mudam para flores rosa escuras no momento da maturação. As flores brancas mudam de cor para violeta claro quando amadurecem e com o tempo mais variações acontecem…um mistério.
      Normalmente, as flores são amarelas, rosa e brancas, mas pode ser vista uma combinação diferente de flores que crescem na mesma planta. Outro detalhe interessante é a mudança de cor. Por exemplo, nas amarelas, à medida que a planta amadurece, ela pode exibir flores que mudam gradualmente para uma cor rosa escuro. Da mesma forma, as flores brancas podem mudar para violeta claro.

      Abraços

  2. Trouxe sementes desta flor da Itália, plantei-as e ficaram lindas, carregou bastante flores, porém as flores só abrem no horário das 16 pra 17hs. Qual não dá tempo de contemplar suas belezas. Isso é normal???

    • Minerva,

      A Mirabilis jalapa é polinizada principalmente pelas mariposas e elas atuam nesses horários.

      Abraços

  3. Adoro essa planta mas as formigas devoraram tudo….

    • Márcia,

      As iscas formicidas granuladas Mirex ou Citromax, são menos prejudiciais ao meio ambiente e eficientes em casos de proliferação alta.
      As formigas lava-pé podem ser controladas com Formilix. O
      formicida Contratox é indicado para saúvas, cortadeiras e
      cupins.

      Abraços

  4. Tem um beija flor endemico do Peru Loddigesia mirabilis que alimentam da Mirabilis jalapa.

    • Que interessante Fernando,

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços

  5. Por que as minhas boninas cor de rosa quando os botões não abrem apesar da planta ser saudável.O mesmo não acontece com a de cor mais forte que abre sem nenhum problema.

    • Olá Lucineia,

      Seguramente uma deficiência nutricional está afetando sua bonina de flores cor de rosa. Fósforo, potássio, enxofre, cálcio e magnésio – entre os mais importantes – são elementos indispensáveis para que a total abertura dos botões aconteça.

      O fertilizante Forth Flores é o indicado para isto.

      Abraços

  6. mandei fazer um buquê pra minha amada , mas sendo ele de boninas disfarçadas, com o brilho da estrela matutina adeus menina linda flor da madrugada.. versos de um frevo canção que menciona essa florzinha linda , tenho no quintal de casa..

  7. Comentárioestou multiplicando absurdamente esta florzinha linda que como nao sabia o nome costumo chama-la de “quase 11:00hs”! Bom saber nome cientifico, origem etc. Obrigada pela dica.

  8. Esta matéria de Raul Cânovas é muito boa. Tenho esta planta em casa, plantada há pouco tempo. É sem dúvida muito bonita. Moro em cidade litorânea e ela é generosa aqui.