Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Mirabilis jalapa

Maravilha, boa-noite, bonina, batata-de-purga, bela-noite, pó-de-arroz, erva-de-santa-catarina, balsamina, maravilha-de-forquilha, beijo-de-frade, flor-de-quatro-horas

Talvez o mais curioso desta planta seja o fato de, no mesmo pé, floresce em diferentes cores; percebi que a variedade de flores amarelas, com o tempo, tende a mudar para tons róseos e a de flores brancas, quando o arbustinho fica adulto, tinge as pétalas de lilás. Mas independente da cor, são perfumadas a partir do período da tarde para atrair a mariposa- esfinge.

É rústica a tal ponto que se torna espontânea, inclusive em regiões litorâneas.

  • Sinônimos estrangeiros: Four-o’clock (em inglês) dondiego-de-noche, donpedros, periquitos (em espanhol) belle-de-nuit (em francês) la bella di notte (em italiano) wunderblume (em alemão)
  • Família: Nyctaginaceae
  • Características: Herbácea arbustiva perene
  • Porte: 0,70 a 1,20 m
  • Cor da flor: Branca, amarela, vermelha, roxa, rósea ou matizada; na primavera, no verão e no outono.
  • Cor da folhagem: Verde-claro
  • Origem: Vales andinos do Peru
  • Clima: Subtropical/tropical (não suportam geadas)
  • Luminosidade: Pleno sol

Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

11 Comments

  1. Adoro essa planta mas as formigas devoraram tudo….

    • Márcia,

      As iscas formicidas granuladas Mirex ou Citromax, são menos prejudiciais ao meio ambiente e eficientes em casos de proliferação alta.
      As formigas lava-pé podem ser controladas com Formilix. O
      formicida Contratox é indicado para saúvas, cortadeiras e
      cupins.

      Abraços

  2. Tem um beija flor endemico do Peru Loddigesia mirabilis que alimentam da Mirabilis jalapa.

    • Que interessante Fernando,

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços

  3. Por que as minhas boninas cor de rosa quando os botões não abrem apesar da planta ser saudável.O mesmo não acontece com a de cor mais forte que abre sem nenhum problema.

    • Olá Lucineia,

      Seguramente uma deficiência nutricional está afetando sua bonina de flores cor de rosa. Fósforo, potássio, enxofre, cálcio e magnésio – entre os mais importantes – são elementos indispensáveis para que a total abertura dos botões aconteça.

      O fertilizante Forth Flores é o indicado para isto.

      Abraços

  4. mandei fazer um buquê pra minha amada , mas sendo ele de boninas disfarçadas, com o brilho da estrela matutina adeus menina linda flor da madrugada.. versos de um frevo canção que menciona essa florzinha linda , tenho no quintal de casa..

  5. Comentárioestou multiplicando absurdamente esta florzinha linda que como nao sabia o nome costumo chama-la de “quase 11:00hs”! Bom saber nome cientifico, origem etc. Obrigada pela dica.

  6. Esta matéria de Raul Cânovas é muito boa. Tenho esta planta em casa, plantada há pouco tempo. É sem dúvida muito bonita. Moro em cidade litorânea e ela é generosa aqui.