Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Muntingia calabura

calabura, pão de seda, curumi, pau de seda

Foto de Renjusplace, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A calabura é muito indicada para a proteção de nascentes, reflorestamento e nas margens dos rios, pois os frutos caídos atraem peixes, as folhas são grandes, alongadas, com bordas dentadas ou serradas e as flores aparecem reunidas em inflorescências, os frutos são globosos e pequenos, bastante adocicados, atraindo ferros-velhos, cambacicas, gaturamos, sanhaçus e também abelhas e morcegos frugívoros. A espécie é nativa nas Américas, sobretudo em Peru, Bolívia e México e foi introduzida no Brasil pelo Instituto Agronômico de Campinas em 1962. O fruto é gostoso, tem propriedades nutritivas, podendo ser consumido ao natural ou em geleias, compotas e xaropes. É de crescimento rápido, podendo alcan& ccedil;ar quatro metros de altura em apenas seis meses, mas a madeira é pouco resistente, lascando facilmente nos ventos fortes e temporais.

Foto de Singapur_cherry_(Muntingia_calabura)_in_Hyderabad,_AP_W_IMG_9597.jpg: J.M.Garg derivative work: Bff, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Ela provocou um grande interesse, para os que se preocupam com a fauna e as áreas silvestres, enriquecendo a flora. Crescendo em solos pobres, capaz de tolerar condições ácidas, alcalinas e secas e não precisando de manutenção é usada nos jardins por sua capacidade de crescer rapidamente e da produção de pequenos frutos.

Foto de Judgefloro, CC0, via Wikimedia Commons

Seu nome homenageia Abraham Munting (1626 – 1683), um botânico e médico holandês.

É propagada tanto por estaquia como por sementes.

  • Sinônimos estrangeiros: cotton candy berry, calabur tree, capulin, festival berry, Jamaica cherry, Panama berry, strawberry tree, ornamental cherry, jamfruit tree, (em inglês); capulincillo, capulín, capafincil, ciruela, chitato, majagüito, acuruco, chirriador, nigüito, capulín de comer, guacima, cereza, zapán de comer, (em espanhol); bois ramier, cerisier de Panama, bois de soie marron, bois d’orme,  (em francês); Jamaica-kirsche, Panama-beere, Singapur-kirsche, (em alemão).
  • Família: Muntingiaceae.
  • Características: árvore perene.
  • Porte: 5 a 10 metros de altura.
  • Fenologia: floresce e frutifica várias vezes ao ano.
  • Cor da flor: branca.
  • Cor do fruto: vermelho.
  • Cor da folhagem: verde médio.
  • Origem: sul do México, Caribe, América Central, América do Sul, especialmente no sul de Peru e Bolívia..
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comments

  1. Eu comprei uma muda pela internet em setembro com 30cm e pasmem que hoje em fevereiro está com 3 metros de altura e já com flores. Eu nunca vi uma planta com crescimento tão rápido assim. Estou ansiosa pra experimentar as frutinhas

    • Sim Edilaine, como menciono na matéria é de crescimento rápido, podendo alcançar quatro metros de altura em apenas seis meses.

      Abraços

  2. Boa tarde . Obrigado pelo artigo . Você pode me dizer um site de flores como este https://floresexpress.pt/ ?

Secured By miniOrange