Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Mussaenda frondosa

Musaenda-branca

Um arbusto que cresce até altitudes de 1.200 metros e surpreende quando está em flor, parecendo que derramaram papel picado sobre sua fronde, pelo menos esta é a impressão que me causou quando a vi por primeira vez no Sul da Bahia, entre Arraial D’ Ajuda e Trancoso, indo por uma estrada em direção de Cumuruxativa. Estava dirigindo quando passei por ela e, entre curioso e maravilhado, me obrigou voltar para contemplá-la de perto. Realmente um encanto de arbusto, que pode ser usado no paisagismo ocupando espaçosos renques, mas pode ser vista mesmo à distância por causa de suas partes florais grandes e brilhantes em forma de folhas.

Na Ilha de Java, a seiva é usada para lavar olhos irritados. Em Sumatra, um chá de flores ou folhas, em uma mistura com as folhas de outras plantas medicinais, é bebida para tratar icterícia e dor de cabeça. Na Península da Malásia, uma infusão feita com folhas e uma decocção das raízes é usada ​​para tratar a tosse, as folhas são aplicadas como cataplasma para tratar a dor de cabeça e uma decocção de raiz é administrada após o parto. Na Indonésia, os topos dos ramos e flores são às vezes comidos como vegetais, crus ou cozidos no vapor. É comum vê-la crescer às margens do rio e arrozais em seus habitats. É incrível como um arbusto tão bacana pode ter aplicações medicinais!

O curioso é que ainda é pouco usada pelos paisagistas, por isso a destaco, para ser melhor aproveitada.

  • Sinônimos estrangeiros: Wild mussaenda, dhobi tree, flag bush, bangkok rose,  (em inglês); shruvati, (em sânscrito); sonaaruupaa, (em Assam-Índia); parathole, vellila, Vellilam, vellilathaali, vellimayithali, vellapperuma, (no Sul da Índia); bai taang dok, (na Tailândia); balek adap, adap-adap, daun puteri, (na Malásia); kingkilaban, areuy siwurungan, (na Indonésia).
  • Família: Rubiaceae.
  • Características: Arbusto semi-lenhoso.
  • Porte: 2,50 a 4,00m., com um diâmetro de 2,00 a 3,50 m
  • Fenologia: Ano todo, mas principalmente no verão.
  • Cor da flor: Amarela e pequena, porém com grandes sépalas brancas.
  • Cor da folhagem: verde-médio.
  • Origem: Nordeste da Índia, Mianmar, Sul da China, Ilhas Ryukyu, Tailândia, Malásia Peninsular, Cingapura, Camboja, Indonésia, Sri Lanka, Vietnã, Sumatra, Java e Ilhas Andamão.
  • Clima: Tropical/subtropical.
  • Luminosidade: Sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. Seu Raul, Pela origem não devem suportar frios intensos né?!

    • Ivolaine,

      Exatamente, ela é uma planta para trópico ou subtrópico.

      Abraços

Secured By miniOrange