Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Myosotis sylvatica

não-me-esqueças, miosótis

Foto de Meneerke bloem, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Habitualmente é usada em maciços, como bordadura ao longo de caminhos e também em vasos, como forração com outras plantas. As flores com cinco pétalas, tem uma tonalidade azul-celeste nas pétalas e branco amarelado no centro delas e são muito atrativas para abelhas, beija-flores e borboletas.

É uma planta indicada para o sul do Brasil, onde os invernos são notadamente frios, assim como em regiões montanhosas, como São Roque de Minas, Campos do Jordão ou na Serra da Mantiqueira. Na Europa, onde é nativa, foi favorita dos jardineiros franceses e alemães durante séculos, tornando-se popular nos jardins britânicos no século XIX. Segundo a lenda,  um cavaleiro e sua dama caminhavam ao longo de um rio, ele se abaixou para pegar para sua amada um buquê de miosótis, mas perdeu o equilíbrio nas pedras escorregadias e caiu no rio. O peso de sua armadura era demais. Suas últimas palavras gritadas antes de morrer afogado foram “forget-me-not”!. Também foi um emblema do rei Henrique IV da Inglaterr a, que reinou entre 1399 a 1413. Mas minhas lembranças da infância rememoram os buques que eram presenteados por mim à minha mãe, no Dia das Mães.

Foto de Enrico Blasutto, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O nome Myosotis deriva do grego e significa “orelha de rato”, aludindo à forma arredondada das folhas da planta.

É reproduzida por sementes nos finais de inverno.

  • Sinônimos estrangeiros: wood forget-me-not, woodland forget-me-not, (em inglês); nomeolvides, (em espanhol); nontiscordardimè dei boschi, (em italiano); myosotis des bois, (em francês); wald-vergi ssmeinnicht, (em alemão).
  • Família: Boraginaceae.
  • Características: herbácea bienal.
  • Porte: 12 a 30 centímetros de altura.
  • Fenologia: primavera, verão.
  • Cor da flor: azul-claro.
  • Cor da folhagem: verde azulada.
  • Origem: toda a Europa.
  • Clima: temperado/subtropical.
  • Luminosidade: sol, com sombra parcial de tarde em climas quentes de verão.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comments

  1. Olá! Sobre essa planta,diz outra lenda q qdo Jesus estava ao longo do caminho dando nome a diversas plantas, veio uma plantinha minúscula q puxou o manto de Jesus e disse:”hei, ñ esqueças de mim”, q em aramaico quer dizer miosótis!

    • Olá Kenia,

      Sim, é verdade, segundo outra lenda alemã, há um comentário dizendo: “Assim que Deus acabou de dar nome a todas as plantas, uma foi deixada de lado e sem nome e a pequena voz dela falou: ‘Não me esqueça, Senhor!’ E Deus respondeu que este seria a partir desse momento o seu nome para sempre.”

      Muito obrigado pelo comentário!!!

      Abraços

  2. Boa tarde!
    Onde encontro sementes pra comprar??

  3. Olá meu estresse em ler essa matéria foi porque ganhei sementes dessa planta linda,as sementes foram oferecidas no culto de gratidão pela vida de uma grande amiga minha que faleceu ano passado por conta de um câncer.
    Não pude estar presente porque ela mora nos EUA.
    POR falta de conhecimento plantei as sementes em uma estação não muito favorável e ainda sou do RJ clima quente, elas chegaram a brotar mas logo morreram ainda tentei salvar uma mas não houve êxito.
    Fiquei muito triste lendo essa matéria i que as chances de cultivar essa planta aqui no RJ será uma tarefa difícil. Mas não vou desistir. Ainda vou conseguir uma muda já avançada.

    • Olá Cristina,

      Fico sensibilizado lendo seu comentário.
      A miosótis não é muito indicada para o clima de Rio de Janeiro, mas tente novamente cultiva-la em um local onde receba vento e o sol da manhã.

      Abraços

Secured By miniOrange