Myrcianthes pungens
guabijú, guabijuzeiro, guabiroba-açu

Foto de Huertasurbanas, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
O guabiju é uma árvore que dá frutos pequenos com polpa suculenta e amarelada, muito gostosos quando consumidos in natura ou para produção de geleias, doces, sorvetes e licores. Tem poder antioxidante, são ricos em ferro, cálcio, fósforo e vitamina A, além de diminuir os sintomas da doença de Alzheimer. A árvore tem copa globulosa, raiz pivotante e pode ser aproveitada na arborização urbana, no paisagismo, onde pode ser usada em canteiros centrais de avenidas largas ou em calçadas sem fiação elétrica e também em reflorestamentos, seu crescimento é lento.

Foto de Carlos Suzin, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Foto de Huertasurbanas, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
É propagada por sementes.
- Sinônimos estrangeiros: guabiju, guaviyu, (em inglês); arrayán, guabijú, guabira, guabiyú, guiti-guiili, ibaviyu, mato, mato blanco, (em espanhol); ivá viyú, ibá porei, (em guarani).
- Família: Myrtaceae.
- Características: árvore frutífera de copa densa.
- Porte: 7 a 10 metros de altura, raramente pode ser mais alto..
- Fenologia: final da primavera, início do verão.
- Cor da flor: branca com anteras amarelas. Frutos violáceos quase pretos.
- Cor da folhagem: verde.
- Origem: Brasil, desde São Paulo até Rio Grande do Sul. Também Bolívia, norte de Argentina, norte de Uruguai e Paraguai.
- Clima: Subtropical/Tropical úmido.
- Luminosidade: sol pleno, meia-sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.