Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Nelumbo nucifera

lótus, lótus-egípcio, flor-de-lótus

Foto de VoDeTan2 Dericks-Tan, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Planta aquática com folhas flutuantes e coriáceas, com até 50 centímetros de diâmetro, verde azuladas tem uma forma de tigela e são protegidas da água e da sujeira por uma fina camada de cera. A planta proporciona flores com um diâmetro de 18 a 30 centímetros e cerca de 15 pétalas, que abrem de dia e se fecham durante a noite, chamativamente nos meses mais quentes do ano, para mais tarde surgirem os frutos grandes. A planta toda é comestível, as flores mergulhadas numa mistura de ovo e farinha, fritas e passadas no açúcar são deliciosas, o arroz pode ser envolvido nas folhas e cozido no vapor em cestas de bambu e as raízes podem ser lavadas, descascadas, cortadas e fritas levemente, apenas com sal. Essas raízes ficam enterradas no lodo, no fundo dos lagos de água doce, com 1 metro de profundidade, mas pode ser cultivada em vasos submersos na água. As sementes são longevas, podendo germinar depois de vários séculos, como foi o caso em um lago seco no nordeste da China. O Nelumbo nucifera mostra uma boa utilização no tratamento de águas residuais, tirando os poluentes e metais pesados.

Foto de MSH Sourav, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

É um símbolo de renascimento e pureza, já que suas flores nascem da lama, expressando a senda da elevação e transcendência. No budismo é comum representar o Buda sentado em um lótus. O lótus é uma planta do pântano, adorado como sagrado no hinduísmo e no budismo, sendo um símbolo de imortalidade. De maneira muito especial, o lótus reflete o pensamento cosmogônico, e todas as referências simbólicas da planta são de ética. A história da cultura hortícola das plantas de lótus remonta a 3000 anos atrás e sua área de distribuição se estende do Mar Cáspio através da China, Japão e Austrália.

Foto de 陶 澤中, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

É reproduzida por rizomas e sementes.

  • Sinônimos estrangeiros: loto, rosa del Nilo, (em espanhol); lotus flower, lotus blossom, asian lotus, indian lotus, sacred lotus, (em inglês); fève d’Egypte, lotus sacré, (em francês); fior di loto, (em italiano); indische lotosblume, (em alemão); lian, lianhua, (em chinês); komol, (em Índia); hasu, (em japonês); yeonkkot, (em coreano).
  • Família: Nelumbonaceae.
  • Características: herbácea aquática flutuante.
  • Fenologia: verão.
  • Cor da flor: branca ou cor de rosa, perfumadas.
  • Origem: leste da Austrália, Filipinas, Japão, China, Nova Guiné, Vietnã e norte da Índia.
  • Clima: subtropical/temperado.
  • Luminosidade: pleno sol.
  • Lodo: rico em matéria orgânica com profundidade de até 1 metro, onde os bulbos devem ser enterrados.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comments

  1. Muito interessante e ótimas informações sobre a amada flor de lótus. Uma pergunta. Tenho um lago artificial no qual, entendo, não posso cultivar o lótus – o fundo é revestido com manta impermeável. Para usar um vaso, como fazer!? Deve ser grande!? Com terra dentro,? Bem no fundo d’água!?

    • Bom dia Dora,

      O ideal é usar vasos plásticos grandes Air Pot (eles tem as laterais furadas). O solo deve ser composto com 1/3 de terra argilosa, 1/3 de areia e 1/3 de esterco de boi curtido. Além disto 50 gramas de farinha de ossos e 10 gramas de Forth Cote na fórmula 15-09-12.

      Em seguida devem ser colocados no fundo do lago.

      Abraços

  2. Muito interessante e ótimas informações sobre a amada flor de lótus. Uma pergunta. Tenho um lago artificial no qual, entendo, não posso cultivar onlotus- o fundo é revestido com manta impermeável. Para usar um vaso, como fazer!? Deve ser grande!? Com terra dentro,? Bem no fundo d’água!?

Secured By miniOrange