Nematanthus gregarius
peixinho, columéia-peixinho

Foto de Dinkum, CC0, via Wikimedia Commons
É bastante comum quando cultivada em vasos suspensos, como planta pendente e também apropriada em jardins verticais e ambientes internos. A planta tem pequenas folhas perenes e carnudas, suas flores se parecem com o peixinho platy (Xiphophorus maculatus) e são de cor alaranjado, por isso o nome popular.

Foto de Krzysztof Ziarnek, Kenraiz, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Sendo uma planta epífita é muito indicada para ser cultivada nas fendas das árvores, junto com bromélias e ripsalis e protegida da luz solar, assim como dos ventos. A columéia-peixinho pode tolerar a umidade típica em uma residência de cerca de 40%; no entanto, seu hábito de crescimento melhora com o aumento da umidade ambiente.

Foto de Stickpen, Public domain, via Wikimedia Commons
A etimologia de seu nome botânico vem do grego nema, que significa “fio ou cabelo” e anthos, que traduzimos como “flor”.
Multiplica-se por estacas, cortando a ponta de um ramo e deixando apenas uma folha, em seguida deve ser enterrada em areia úmida.
- Sinônimos estrangeiros: clog plant, pouch flower, goldfish plant, (em inglês); pececillo, planta pescadito, (em espanhol); kussmäulchen, (em alemão); plante poisson rouge, (em francês); pianta dei pesciolini rossi, (em italiano); hiposhirusa, nematantsusu, (em japonês).
- Família: Gesneriaceae.
- Características: herbácea perene e epífita.
- Porte: ramos com 20 a 30 centímetros de comprimento.
- Fenologia: ano todo, principalmente na primavera e no verão.
- Cor da flor: alaranjado.
- Cor da folhagem: verde escura e brilhante.
- Origem: sudeste do Brasil.
- Clima: tropical/subtropical. Não suporta os frios intensos.
- Luminosidade: meia-sombra ou luz solar indireta.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.