Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Neoregelia carolinae “Tricolor”

neoregélia-variegada, planta-ninho, ama-da-selva, bromélia neoregelia

Foto de Photo by David J. Stang, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Com folhas coriáceas e brilhantes, medindo pouco mais de 30 centímetros, esta bromélia se distingue por ter folhas com listras amarelas e verdes, as vezes róseas, guardando no centro da roseta um tanque vermelho que lhe serve para armazenar água de chuva, é bom destacar que não tolera águas cloradas, preferindo a água de chuva ou mineral, aplicadas em pulverizações. Desenvolve em ambientes com a umidade ambiente alta e cultivada no solo, forma um sistema radicular adaptado para absorver água e nutrientes do solo, se fixada nas árvores ou vasos, forma um conjunto de raízes fortes e resistentes, adaptadas para manter a planta bonita. Essa raiz não é capaz de absorver água e nutrientes, sendo esta função uma atribuição das folhas e do tanque.

Foto de Krzysztof Ziarnek, Kenraiz, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Na água acumulada no tanque, bebem pererecas, sapos, rãs, passarinhos, lagartos, saguis e micos, que se deleitam com o frescor dela, além dos nutrientes que proporciona. É indispensável frisar que nenhuma bromélia atrai o mosquito da dengue (Aedes aegypti), isto já foi analisado pela Fundação Oswaldo Cruz. Para maiores informações sobre isto clique em: http://www.jardimcor.com/paisagismo/bromelias/.

Foto de Pierre Bona, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

O nome bromélia foi dado em homenagem ao médico e botânico sueco Olof Bromelius (1639-1705). O gênero foi dedicado ao botânico alemão Edward August von Regel (1815-1892) que foi diretor do Jardim Botânico da Universidade Estatal de São Petersburgo, com a adição do prefixo grego “néos” = novo e a espécie foi uma homenagem a Carolina Morren, esposa do editor da revista La Belgique Horticole e diretor do Jardin botanique de l’Université de Liège de 1857 a 1886, Charles Jacques Édouard Morren (1833-1886), um botânico belga, autoridade no campo das Bromeliaceae.

É reproduzida por sementes, entretanto este é um processo lento que pode demorar vários anos, sendo mais fácil pelas mudinhas dos estolões laterais.

  • Sinônimos estrangeirosblushing bromeliad, (em inglês); argelia, (em espanhol); néorégélie de Caroline, (em francês); neoregelie, nestananas, (em alemão); neoregelia, (em italiano).
  • Família: Bromeliaceae.
  • Características: herbácea epífita, perene de folhagem ornamental.
  • Porte: 30 a 40 centímetros de altura, com um diâmetro de 70 centímetros.
  • Fenologia: depende da idade da bromélia e não a época do ano.
  • Cor da flor: azul violáceo.
  • Cor da folhagem: listras amarelas e verdes, as vezes róseas.
  • Origem: Mata Atlântica do Brasil.
  • Clima: tropical / subtropical. Não tolera baixas temperaturas.
  • Luminosidade: meia sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange